No dia 30 de julho, a UNIRON realizou a colação de grau do curso de Jornalismo, no auditório da Unidade II – Shopping, cujo evento foi marcado por muita alegria, emoção e descontração.
A data acima, foi especial para os novos Bacharéis em Jornalismo, Nelson Sérgio da Silva Maciel e Manoel Victor da Silva Maciel, pai e filho respectivamente, que tiveram, além da formatura, o privilégio de entregar um ao outro o canudo. Somando-se a isso, a UNIRON dedicou a noite a ambos.
Manoel, é o quarto filho da família Maciel e nasceu com paralisia cerebral, que graças ao apoio da família, leva uma vida normal. Sua mãe, Elizete, tem muitas histórias para contar sobre ele, todas elas marcadas pela superação e pela vontade de viver do novo Jornalista.
Ainda hoje, sua mãe, recorda com carinho, dos tempos que tinha que levar o filho aos 5 anos, diariamente para a Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD, para que o tratamento fosse feito da forma correta. Enquanto ela cuidava da saúde do seu menino amado, o Pai tratava de trabalhar na capital rondoniense para manter o sustento da família inteira.
Manoel aos 5 anos, na época da AACD
Victor, iniciou a carreira acadêmica no dia 13 de fevereiro de 2017, aos 20 anos. Embora admirasse seus familiares, quase todos formados em Direito, preferiu seguir no Jornalismo, pois se define como um bom comunicador e adora ver reportagens e programas jornalísticos.
Nelson, que já era Bacharel em Direito, resolveu acompanhar o filho e voltar novamente a academia, como uma forma de auxiliar o caçula e incentivá-lo a enfrentar mais uma desafio na sua vida.
Manoel participando do arraial da turma em 2017 e ao lado, passeando com seu pai, logo após ingressar na UNIRON
O carinho e respeito dos 2, sempre esteve presente, juntamente com o amor da matriarca, que fazia biscoitos para ajudar a pagar as mensalidades, além dos cuidados domésticos.
O jovem, destaca o enorme aprendizado que teve durante a sua permanência na UNIRON, que foi possível graças ao apoio do seu Pai, dos docentes e dos amigos que fez em cada período. Ainda relembra com carinho dos eventos que participou, dentre eles, o Intercom regional, na cidade de Vilhena.
Hoje, comenta de forma hilária, que à época do referido encontro, teve dificuldades para retornar à Porto Velho, pois havia uma greve dos caminhoneiros, e os combustíveis ficaram escassos.
Pai e filho em Vilhena
Outro momento marcante, foi quando seu Pai, teve problemas de saúde, e recebeu o apoio do seu irmão Nelson Júnior, a quem tem um eterno sentimento de gratidão.
O patriarca da família, lembra com emoção a sua mais recente vivência na academia. Sua intenção era apenas de acompanhar o filho, na condição de ouvinte, mas desafiado por uma docente na primeira semana de aula, resolveu ingressar no curso.
A partir de então, a cada disciplina, a satisfação aumentava, a perspectiva de se relacionar com pessoas mais jovens, lhe fez rejuvenescer, e com apoio da UNIRON, foi evoluindo, até chegar à conclusão do curso.
Ainda hoje, recebe os cumprimentos de amigos, por ter estado ao lado do filho, na busca de uma formação. Conforme ressalta, “isso é minha obrigação, pois sei dos valores do meu filho. Encarei esse processo, como um desafio, pois se ajudei o Victor, também fui ajudado por ele. Inclusive, essa formação, somada à anterior, ajuda no meu dia-a-dia e me tornou mais humano. No final, todos ganhamos”.
Graças a união familiar, o sonho foi sendo solidificado a cada semestre, ampliando os conhecimentos, superando as barreiras e fortalecendo ainda mais o amor entre pai e filho.
Hoje, além do Corinthians, que é sua antiga paixão, o mais jovem membro da família Maciel, aprendeu a amar o Jornalismo, e sabe da sua responsabilidade em exercê-lo com ética e qualidade.
O generoso Victor, como é conhecido, faz questão de agradecer aos Professores, pelas parcerias e conhecimentos repassados, às coordenadoras Andréia, Larissa e Maria Angela, pelo apoio e aos colegas, pelo carinho e ajuda durante a sua formação.
Da mesma forma, sente gratidão aos funcionários da UNIRON, pelo apoio recebido. E principalmente ao Pai, que lhe acompanhou e é o seu grande mestre. Também faz questão de enaltecer as suas 2 mães, Elizete e Eluana, pelo enorme carinho e ao irmão Nelson Júnior e a tia Eloene pelo incentivo aos estudos.
Já Nelson, se mostra grato pelo convite que o filho lhe fez. Conforme faz questão de explicitar, “agradeço a rainha do nosso lar, que foi o nosso sustentáculo, sempre nos apoiando. Além dela, aos filhos, Eluene, Eluana e Nelson Júnior, que nos ajudaram quando tínhamos alguma dificuldade nos conteúdos das disciplinas”.
Ainda, faz questão de agradecer a Professora Elgislane que o desafiou, e hoje, aos 65 anos, tem a virtude de ter 2 diplomas de formação de nível superior. Com a mesma importância, cita os docentes Iule Vargas, Suelen Lemos, Benedito Teles, Andreilson e Jadir, que com seu rigor e postura, contribuíram para o seu desenvolvimento profissional.
A UNIRON parabeniza a ambos e se sente agraciada por ter sido escolhida para que Pai e filho pudessem construir essa linda história.