ESTAÇÃO DE ABUNÃ: Governo de RO diz que não tem responsabilidade sobre patrimônio da EFMM

Em nota, o Estado afirma que a Prefeitura de Porto Velho é a responsável pelo acervo da ferrovia

ESTAÇÃO DE ABUNÃ: Governo de RO diz que não tem responsabilidade sobre patrimônio da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia se manifestou em nota, nesta quarta-feira (30) sobre a matéria publicada no Rondoniaovivo, no último domingo (27), intitulada ‘ABSURDO: Prédio da estação da EFMM é vendido e está sendo reformado para virar comércio’.
 
No texto, emitido pela assessoria de comunicação do Governo de Rondônia, o estado afirma que não tem qualquer responsabilidade sobre o prédio da estação ferroviária, no distrito de Abunã, e nos demais imóveis que fazem parte do acervo da EFMM.  O Estado afirma na nota que o dever de zelar e preservar esse rico acervo histórico é dever da Prefeitura de Porto Velho.
 
O superintendente distrital da capital, Vinicius Miguel, rebateu a nota do Governo Estadual afirmando que o patrimônio da estrada de ferro foi tombado pelo Estado de Rondônia. “O patrimônio é da União e o tombamento é estadual, logo o Estado é responsável. Não é incumbência do município”, explicou.
 
Ele informou também que após a matéria denunciando a reforma que estava sendo feita no prédio da antiga estação do Abunã, para ser transformada em comércio, uma equipe da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur) foi até o local. 
 
A obra foi embargada pelos fiscais e, enquanto isso, nada poderá ser feito no prédio pelo comerciante”, disse.
 
Veja a nota do Governo de Rondônia:  
 
O Governo do Estado de Rondônia considerando o impacto que o teor do conteúdo pode vir a causar no que tange às suas atribuições, o Poder Executivo Estadual afirma que: apesar de determinado no art. 264 da Constituição Estadual o tombamento da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, entre outros bens patrimoniais do Estado, a incumbência é do município. 
 
Assuntos relacionados a este acervo, deve ser direcionado ao Serviço do Patrimônio da União (SPU), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao Ministério Público Federal (MPF), e ao Município de Porto Velho. 
 
Segundo a portaria federal nº 156, assinada pelo ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, propiciou ao SPU, em Porto Velho, transferir à Prefeitura o direito de explorar por 20 anos o sítio ferroviário.
 
Como era a estação do Abunã em 1954
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS