No último dia 04 de junho, as acadêmicas Isabele Cristina Mascarenhas Costa, Maria Michelle Pereira dos Santos, orientadas pela Professora Marcela Milrea de Araújo de Barros apresentaram o artigo científico “Práticas da família sobre cuidados durante as queimadas florestais e as doenças respiratórias infantis”.
No mesmo dia, a produção científica “Barreiras de acesso aos serviços de saúde infantil em uma comunidade ribeirinha amazônica”, foi apresentada pelas discentes Francidani Rocha Gemaque e Wanessa Barbosa Oliveira Lima, sob a supervisão da docente Marcela.
Por último, foi a vez dos acadêmicos Gisele da Silva Cardoso Fernandes, Lucas Cavalcante Nascimento e Maria de Fátima Cândida da Silva, sob a gestão do Professor Marcuce Antonio Miranda dos Santos, apresentarem o artigo “Rondônia viva melhor sabendo: a experiência da beradeiro em Extrema/Porto Velho/Rondônia”.
As exposições realizadas pelos discentes do 10º período do curso de Enfermagem da UNIRON, ocorreram de maneira virtual durante a 3ª Semana de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN, seccional Rondônia, que aconteceu simultaneamente com a 82º Semana de Enfermagem da ABEN Nacional e contou com a participação de profissionais da área da saúde de todo o país.
A maranhense de 33 anos, que é mãe dos meninos Pedro e Kauan, está feliz com a publicação do trabalho que fez em dupla com sua amiga Isabele. Para ela, isso irá agregar para o seu conhecimento pessoal e profissional e servirá de incentivo para seguir publicando, sempre buscando novos aprendizados. Segundo ela, “Ao aplicarmos o projeto, me vi como participante do mesmo e isso ajudou inclusive na minha atuação como mãe. Sou grata pela parceria com a minha amiga e pela ajuda da incansável Professora Marcela”.
A futura bacharel Isabele, considera uma experiência significativa poder levar dados da sua pesquisa para um evento tão importante. Segundo a mamãe da pequena Adriele, “Saber que o nosso artigo será publicado é maravilhoso. Quero agradecer a confiança da nossa orientadora, que acreditou no nosso potencial, sempre nos dando força. Estou lisonjeada e isso certamente ficará marcado na minha história”.
A paraense Francidani se considera privilegiada em ter uma produção publicada. Segundo a mamãe dos filhos Cecília e Davi relata, “Considero importante divulgar nosso trabalho para toda a comunidade científica, tratando sobre um tema tão importante, que me remete a infância, o que me permite versar sobre o assunto com tanta segurança. Estamos fazendo algo por uma comunidade esquecida. Agradeço pela parceria com os meus colegas e principalmente pelo apoio dado pela nossa docente, que nos encorajou desde o primeiro momento”.
Aos 34 anos, Wanessa, conta que o estudo feito para a publicação do artigo lhe traz lembranças da infância que viveu na cidade de Nova Mamoré, onde nasceu. Para a mãe da jovem Andressa, “Hoje tenho uma sensação boa, em poder voltar às minhas origens e mostrar em um evento relevante, um pouco da realidade de povos que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. Embora a realidade atual permaneça a mesma que existia nos meus tempos de criança, agora o mundo sabe um pouco mais sobre isso. Quero exaltar a parceria com minha amiga Francidani e a nossa docente Marcela”.
A Professora Marcela enaltece a apresentação do artigo pelos acadêmicos, pois isso permite ampliar e compartilhar os conhecimentos adquiridos, contribuindo para a publicação de estudos e práticas ligadas a enfermagem que servirão de base não apenas para os autores das publicações, como também para outros profissionais da saúde, visto que essa área, além do cuidado é uma ciência.
Nascida na capital rondoniense e atuante há 11 anos na área da saúde, Gisele descreve sua experiência como sendo ímpar. Para a mãe dos meninos Carlos e Victor, foi um momento inigualável, pois conheceu uma realidade diferente, onde haviam pessoas receptivas e sedentas por conhecimento, o que contribuiu para a realização do projeto. Aos 37 anos, ela menciona, “Estou eufórica e emocionada. Esse artigo veio numa fase difícil da minha vida. Foi um momento de superação, onde tirei forças que não imaginavater. Hoje, estou feliz, pois juntamente com meus colegas, pudemos apresentar um trabalho com qualidade e que servirá para comunidade científica utilizar. Aproveito para externar o meu reconhecimento aos Professores Marcuce e Silvana, pela ajuda”.
O jovem Lucas relata a alegria pela experiência da sua primeira publicação. Segundo o filho da dona Juscicleide, esse trabalho lhe permitiu conhecer pessoas e realidades diferentes do seu meio. Ele menciona, “Me chamou a atenção os dados epidemiológicos da comunidade que visitamos. É ótimo poder contribuir com a ciência. Foi muito gratificante essa experiência”.
Para a acadêmica Maria, foi muito enriquecedor participar desse experimento. Segundo ela afirma, “Nunca tinha tido a oportunidade de atuar em um evento como este. Ao receber o convite, foquei no mesmo, para que pudesse ter êxito ao final. Foi um momento único, que me engrandeceu. No jantar que tivemos na comunidade, recebemos o carinho dos seus representantes, o que me deixou muito envaidecida. Em breve, meu conhecimento estará sendo compartilhado com o mundo. Quero agradecer o Professor pela oportunidade que me concedeu e aos colegas pela sinergia”.
O experiente docente Marcuce, enfatiza a importância da participação na Semana de Enfermagem da ABEN – seccional Rondônia. Segundo relata, “Foi uma ótima oportunidade de mostrar nossa produção científica e inserir os acadêmicos nesse cenário de pesquisas na área da enfermagem”.
Para a Professora Lisséia do Vale, que coordena o curso de Enfermagem da UNIRON, é gratificante ver o desempenho dos nossos acadêmicos que apresentaram seus trabalhos para todo o Brasil. Segundo ela afirma, “O fato de termos 3 trabalhos selecionados, de um total de 11 participantes do evento, mostra a qualidade dos nossos discentes e docentes, e suas produções científicas contribuirão para a ciência da Enfermagem. Isso é fruto de um trabalho que vem sistematicamente sendo aperfeiçoado pelo nosso time de Professores, objetivando a formação de profissionais comprometidos com o mercado de trabalho e com as pesquisas científicas”.
Para ratificar a qualidade dos artigos apresentados, no dia 08 de junho a UNIRON entregou certificado aos acadêmicos e Professores orientadores. Por conta de compromissos fora da cidade, o docente Marcuce foi representado pela coordenadora do curso.
Os artigos serão publicados a partir do mês de julho nos anais do evento pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN, seccional Rondônia.
Da esquerda para a direita: Lucas, Gisele, Lisséia e Maria
Da esquerda para a direita: Wanessa, Marcela e Francidami
Da esquerda para a direita: Maria Michelle, Marcela e Isabele