DESRESPEITO: Operação flagra pessoas em bares e boates sem máscaras e fazendo aglomerações

Apesar de 63 estabelecimentos comerciais visitados, durante a 14ª noite da “Operação Prevenção”, apenas um foi notificado

DESRESPEITO: Operação flagra pessoas em bares e boates sem máscaras e fazendo aglomerações

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) segue fortemente com as ações de fiscalizações com intuito de frear a proliferação do coronavírus.
 
Na noite desta quinta-feira (20), na Capital, as equipes coordenadas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizaram a 14ª “Operação Prevenção”, visando garantir o cumprimento do Decreto 26.038 de 23 de abril de 2021, com o foco no enfrentamento à covid-19.
 
Desde o início do ciclo de operações, em dezembro do ano passado, todas as ações são realizadas de forma estratégica e distribuída por equipes, que atuam no perímetro urbano de Porto Velho.
 
Desta vez não foi diferente. A ação também conta com o reforço de órgãos fiscalizadores estadual e municipal. O público alvo da noite eram estabelecimentos comerciais, bares, boates e espaços públicos com aglomeração ou descumprimento ao atual decreto.
 
Durante cerca de seis horas de operação na noite de quinta-feira, foi notório o cumprimento por parte da grande maioria dos donos de estabelecimentos comerciais quanto às determinações do atual decreto. No entanto, ainda foi possível observar o mau comportamento de pessoas que insistem em andar na contramão das orientações estabelecidas pelo protocolo de saúde no combate à covid-19 e das deliberações descritas no decreto estadual.
 
Em alguns bares e boates da zona Leste e Central da Capital foram registradas movimentações expressivas de pessoas em ambientes fechados, sem fazer uso de máscara, desrespeitando o distanciamento social.
 
Houve ainda situações em que o ambiente estava tomado pela fumaça de narguilés, uma espécie de cachimbo árabe, além de muitos vestígios de bebida alcoólica, extrapolando o horário permitido para a venda. Um desses registros foi feito , por meio de denúncia anônima, o que demonstra o interesse e compromisso por parte da sociedade em combater a covid-19, somando forças com as autoridades e órgãos fiscalizadores.
 
Esse triste cenário apresentado por uma pequena parcela de pessoas, ainda é motivo de grande preocupação para toda a sociedade. As consequências podem custar a vida de outros e até mesma de si próprio.
 
É por esse motivo que as operações de fiscalização não têm cessado, pelo contrário, têm se intensificado cada vez mais, dispersando pessoas em situações que caracterizam aglomerações, interrompendo festas clandestinas e orientando os cidadãos quanto aos cuidados com a higienização e o cumprimento dos decretos já publicados até o momento.
 
Na avaliação do capitão do BM Claudevan Reis, que esteve à frente da operação, a ação foi positiva uma vez que muitos comerciantes têm correspondido com o que estipula o atual decreto.
 
“Sabemos que ainda há um pequeno percentual de pessoas que ultrapassam o que é determinado, porém, comparado às operações passadas, esse número reduziu bastante. Muitos comércios que as equipes fiscalizaram, já se encontravam fechados e isso também está inserido dentro do cumprimento ao decreto. Uma noite produtiva e que mostra a conscientização das pessoas, em sua grande maioria”, pontuou.
 
BALANÇO
 
Dos 63 estabelecimentos comerciais visitados, durante a 14ª  noite da “Operação Prevenção”, apenas 1 (um) foi notificado. Com a ação da noite, o Governo de Rondônia chega a marca de 60 etapas de fiscalização contra o descumprimento de medidas restritivas, até o momento. Evidenciando, ainda, mais de oito mil intervenções já realizadas. Outras operações fazem parte deste ciclo, que iniciou em dezembro de 2020, como:  Operação “Fase 3”; “3ª Onda”; “Decreto”; “Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência” e “Urgência”.
 
DENUNCIE
 
É importante lembrar que o Estado permanece na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia, portanto, todo cidadão tem o dever de somar na atuação das exigências adotadas, fazendo o bem para a sociedade e para a sua própria vida. A população pode e deve ser um agente fiscalizador no combate à covid–19. Qualquer atitude observada, que caracterize aglomeração ou descumprimento ao decreto estadual, deve ser denunciada, pelo contatos disponibilizados: 190, da Polícia Militar; 197, Polícia Civil ou 193, do Corpo de Bombeiros.
 
PARCERIAS
 
A operação conta com a parceria de equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS