OPERAÇÃO PREVENÇÃO: Fiscalização reforça conscientização contra aglomerações na capital

Mais uma noite da ação visando combater a propagação do coronavírus em vários pontos de Porto Velho

OPERAÇÃO PREVENÇÃO: Fiscalização reforça conscientização contra aglomerações na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e com a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), desencadeou na noite da última quinta-feira (22) mais uma fiscalização desenvolvida por meio da “Operação Prevenção”.
 
 
A ação reforçou a questão da conscientização e orientação para o cumprimento ao Decreto nº 25.981 de 16 de abril de 2021.
 
 
Antes de iniciar a operação da noite de quinta-feira, o coronel BM Gilvander Gregório, que costumeiramente tem feito a preleção com todas as equipes, fez questão de estar presente para se despedir por ter cumprido sua missão à frente do comando do Corpo de Bombeiros Militar.
 
 
O novo comandante da Corporação passa a ser o coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, conforme solenidade de passagem de comando que ocorreu momentos antes do início da operação, no Palácio Rio Madeira.
 
 
Mesmo com a despedida à frente das operações, coronel Gregório destacou as ações implementadas durante todas as fiscalizações realizadas em cumprimento aos atos normativos e, consequentemente, para conter o avanço do coronavírus.
 
 
Desde o início de dezembro de 2020, o Corpo de Bombeiros tem coordenado as fiscalizações em prol da Saúde Pública. Somados os resultados das 9 ações de fiscalização desencadeadas, foram registradas até o momento um total de 7.531 intervenções realizadas nas operações denominadas: “Fase 3”; “3° Onda”; “Decreto”; “Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência”; “Urgência” e atual “Prevenção”.
 
 
Somente na noite de quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros registrou um total de 72 intervenções realizadas. Também foi detectado que muitos donos de estabelecimentos comerciais estão conscientes das normas estabelecidas no ato normativo.
 
 
Todo o trabalho das equipes da “Operação Prevenção” vão ao encontro das orientações do Governo do Estado que define o sistema de distanciamento social controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus, no âmbito do estado de Rondônia e reiteram a declaração de estado de calamidade.
 
 
Ação marcou a despedida do coronel Gregório à frente do comando do Corpo de Bombeiros
 
 
Na noite de quinta-feira, coube ao coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, major BM Merycles Guedes, a missão de comandar as equipes durante a fiscalização.
 
 
“Dando prosseguimento às fiscalizações nesta noite de quinta-feira realizamos a 48ª etapa da nona operação desencadeada pelo Governo do Estado. Anteriormente estávamos na “Operação Urgência”, devido à grande crise que estávamos enfrentando. Hoje, com a  queda de casos de covid-19 em nosso município, passamos a atuar na fase prevenção justamente para minimizar esses danos”, comentou o BM Merycles Guedes.
 
 
Segundo argumenta o major Guedes, toda a ação é desenvolvida de forma integrada visando inibir o crescimento da propagação do coronavírus em Porto Velho.
 
 
Tivemos uma noite em tese tranquila. Atendemos algumas denúncias de aglomerações e orientamos a todos quanto à conduta. As ações irão continuar nos próximos dias. Tivemos no início desta noite a despedida do ex-comandante coronel Gregório que dentre as 48 operações ele comandou 47.  O atual comandante deu-me a missão hoje para o prosseguimento das medidas”, disse o major deixando claro que o objetivo das operações e cuidar da vida da população.
 
 
EQUIPES
 
 
A fiscalização e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com a participação de equipes dos seguintes órgãos públicos: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
 
 
A população pode contribuir para combater as aglomerações e festas clandestinas através do Disque Denúncia que está disponibilizado à comunidade em geral, por meio dos seguintes contatos de emergência: 190 (Polícia Militar); 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).
 
 
Durante as fiscalizações realizadas na noite de quinta-feira (22) foram obtidos os seguintes resultados:
 
 
estabelecimentos visitados- 72;
sem funcionamento- 36;
notificados- 00;
vistoria regular- 00;
em condições- 27;
desativados 01;
termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrados- 00;
interdições-00;
orientações- 07;
aglomerações- 01 e
autuações- 00
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS