O versátil Egresso do curso de Direito da Uniron

O versátil Egresso do curso de Direito da Uniron

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Atualmente  com 38 anos, formado em Direito pela UNIRON em 2013, o pai da jovem Evelyn, Doutor Fadricio Santos, já colhe os frutos da sua dedicação. O incansável operador do Direito, vem atuando de maneira versátil, na área criminal, Assessoria Jurídica à Vereador e Deputado Estadual, Conselheiro em Conselho de Prevenção ao Uso de Drogas, além de presidir a Comissão de Advogados Criminalista – COMACRIM, que faz parte da OAB/RO – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondonia.
 
Antes mesmo de ingressar na UNIRON, Fadricio, já tinha laços com a Instituição, pois atuava como fornecedor na área de tecnologia. Como sonhava desde criança em cursar Direito, motivado pelo padrinho Paulo, que na ocasião era acadêmico, resolveu tornar-se discente a partir do ano de 2005. Por conta de demandas profissionais, acabou deixando para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso no ano de 2013. Quando questionado sobre o motivo que o levou a escolher a UNIRON, ele cita a estrutura oferecida pela IES e o corpo docente. Atualmente, tem acadêmico da UNIRON, atuando em seu escritório de advocacia, o que demonstra que continua acreditando na metodologia adotada pela faculdade. 
 
Para Santos, sua situação hoje é resultante do esforço que começou há mais de 15 anos, e que vem sendo solidificado diuturnamente com seu comprometimento  e  postura ética. Após a conclusão da sua formação, procurou usar da sua experiência profissional anterior e traçar uma estratégia, uma vez que não havia tradição familiar no ramo do direito e tampouco de amigos. Inclusive, foi o primeiro membro da sua família a concluir o ensino superior. Ele sabia que o Direito é muito amplo e precisava definir a sua área de atuação. Após analisar, definiu que iria empreender na área criminal, atuando num nicho formado por pessoas de baixo poder aquisitivo. No início, começou a atender seus clientes na Central de Polícia e no Fórum, o que o tornou conhecido. Para que pudesse realizar um serviço diferenciado, procurou fazer um elo entre os clientes e seus respectivos familiares, utilizando um linguagem de fácil entendimento, além do tratamento cortês. Essa forma de atuação, começou a render frutos, permitindo que pudesse associar seu nome a um renomado escritório, conhecido em todo o Estado, cujo principal sócio na ocasião era o Desembargador aposentado, Dr. Sebastião Teixeira Chaves. Com isso, melhorou os seus honorários e consequentemente sua condição financeira. Com essa parceria, passou a atuar na defesa de réus de grandes operações, nos Tribunais de Segundo Grau e Superiores, onde por diversas vezes fez sustentações orais e defesas em juri popular.
 
Essa sociedade deu visibilidade ao seu nome, resultando no convite para fazer parte como membro da Comissão de Advogados Criminalistas e Prerrogativas – COMACRIM, da OAB/RO, ainda na gestão do Presidente, Dr. Andrey Cavalcante. Naquele mesmo ano, atendendo a solicitação do Dr. Breno Mendes, aceitou o chamado para ser o Secretario Geral da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – ABRACRIM, cuja atuação se dá em âmbito nacional. Por conta do seu trabalho exitoso, passou a ocupar o cargo de Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, também da OAB/RO,   no início de 2019, e,  no mesmo ano, começou a atuar como Presidente da COMACRIM e cumulativamente a Diretoria Executiva da Comissão de Prerrogativa da mesma Ordem.
Adepto a novos desafios , embora não constasse nos seus planos, há mais de 2 anos, atua como Assessor Jurídico, dando suporte a um Deputado e um Vereador da capital, orientando ambos nos aspectos jurídicos inerentes aos respectivos mandatos. Sempre se destacando nos locais onde atua, passou a exercer desde o ano passado  a Chefia da Divisão de Comissões, tendo sob sua responsabilidade a gestão dos trabalhos das comissões temáticas existentes na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.
 
Como se não bastasse os compromissos elencados anteriormente, foi nomeado em 2020, para representar a OAB/RO, atuando como Conselheiro no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONEPOD, tendo como função, analisar, propor e deliberar juntamente com os demais conselheiros a respeito das políticas públicas sobre drogas.   
 
O polivalente advogado ressalta aos futuros operadores de Direito, “A necessidade de primeiramente analisar o cenário e definir uma estratégia a curto, médio e longo prazo e  a partir disso definir uma área de atuação para que possa ter sucesso. Não adianta no início querer atuar em todas as áreas”. 
 
O manauara, que chegou em Porto Velho, ainda no colo da sua mãe, sabe da sua evolução profissional e tem a convicção que precisa continuar se aperfeiçoando. Embora tenha tido o apoio de muitas pessoas, faz questão de agradecer “Ao Professor Sandro Moura, que foi fundamental no incentivo a conclusão do curso, razão pela qual tenho um sentimento de gratidão por ele e também pela colega de turma, Kattlen Carvalho Neves, que mesmo após ter colado de grau continuou me incentivando a concluir o curso e a prestar o exame da ordem. Não posso esquecer do Dr. Sebastião Teixeira, que acreditou no meu potencial, ajudou no meu desenvolvimento profissional e me ensinou a voar. Por último, agradeço a minha mãe, Graça, por sempre acreditar em mim, pelos valores que me passou, que mesmo não tendo estudado, nunca permitiu que eu faltasse as aulas. Agora o próximo desafio é atuar como Docente no ensino superior. Para isso, já estou verificando as possibilidades para ampliar minha formação e otimizar meu tempo”.
 
O Professor César Jacques, que Coordena o curso de Direito da UNIRON, menciona a satisfação ao falar do egresso Fadrício e saber da sua evolução profissional. Para o Coordenador “Certamente isso é fruto de sua dedicação e comprometimento à formação em Bacharel em Direito na IES, período em que o mesmo pôde usufruir da estrutura da instituição, além do qualificado corpo docente, eventos e aulas teóricas e práticas, a exemplo do estágio no NPJ (Núcleo de Prática Jurídica). Por conta disso, temos mais um egresso que alcançou o sucesso no campo profissional do Direito, fato esse que enche de orgulho os docentes, ao verem seus ex-acadêmicos conquistando seu espaço, hoje como colegas de profissão.”
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS