COVID-19: Câmara de Vereadores aprova projeto que permitirá a compra de vacinas

Imunizantes serão adquiridos por consórcio público liderado pela Frente Nacional dos Prefeitos

COVID-19: Câmara de Vereadores aprova projeto que permitirá a compra de vacinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, nesta quarta-feira (17), de forma virtual, o Projeto de Lei 4131/2021 de autoria do Executivo Municipal, que trata da formalização do protocolo de intenções para a compra de vacinas contra a Covid-19, através de consórcio público organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
 
A decisão autoriza a adesão da Prefeitura de Porto Velho à iniciativa liderada pela Frente Nacional dos Prefeitos, que recebeu o nome de Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar).
 
A partir de agora, o município de Porto Velho fica autorizado a dispor de recursos federais ou de orçamento próprio quando houver o descumprimento do Plano Nacional de Imunizações (PNI) ou de insuficiência de doses de vacina, proporcionando assim, a compra de imunizantes bem como outras necessidades na área da saúde.
 
O prefeito Hildon Chaves justificou a proposta argumentando que é uma medida extraordinária, que ocorre em tempo de elevados índices de contaminação e óbitos provocados pelo novo coronavírus (Covid-19) no país. Segundo ele, não é diferente o que acontece na capital rondoniense.
 
Hildon Chaves após a assinatura e anúncio da primeira compra direta de vacinas
Hildon Chaves após a assinatura e anúncio da primeira compra direta de vacinas
 
A proposta, conforme o prefeito, “tem a finalidade de contribuir no processo de imunização da população e também de atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde”.
 
PERMISSÃO PARA NOVAS AQUISIÇÕES
 
Com o Consórcio, a Prefeitura de Porto Velho poderá, no futuro próximo, ampliar a aquisição, por exemplo, de milhares de novas doses.
 
“Torcemos para que isso aconteça o quanto antes, pois passamos por momentos difíceis”, declarou o presidente da Câmara, vereador Edwilson Negreiros (PSB), ressaltando a necessidade de prevenção com as medidas de higienização e distanciamento social.
 
Após a aprovação e deliberação, Negreiros informou que a Câmara de Vereadores tem até o dia 19 de março para enviar a cópia da Lei Municipal à FNP, pois no dia subsequente será a assembleia de instalação do Conectar, em Brasília (DF).
 
Edwilson Negreiros, presidente da Câmara de Vereadores da capital
Edwilson Negreiros, presidente da Câmara de Vereadores da capital
 
 
O CONSÓRCIO
 
O Consórcio Público articulado em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é um instrumento legal, amparado na Lei Federal nº 11.107/2005 e, contempla mais de 1.700 Municípios, abarcando mais de 125 milhões de brasileiros. A proposta na aquisição em massa de vacinas vai fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), através do PNI, na medida em que as doses serão obrigatoriamente oferecidas gratuitamente.
 
COMPRA DIRETA DE IMUNIZANTE
 
Hildon Chaves anunciou na última sexta-feira (12) a aquisição de 400 mil doses de vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, que devem ser aplicadas em duas doses, através de compra direta, usando recursos próprios da municipalidade e de emendas parlamentares, da bancada federal. A expectativa é a imunização de 200 mil pessoas, a partir de abril.
 
ORGANIZAÇÃO
 
Com a expectativa da chegada das vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já organiza o Plano para iniciar o processo de imunização para atender a população da cidade, zona rural e distritos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS