A Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplica nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24) as provas para o Exame Nacional do Ensino Médio em Rondônia, voltado para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL 2020) ou sob medida socioeducativa, que inclua privação de liberdade. Os exames acontecem simultaneamente em todo o País e no Estado as provas serão aplicadas das 12h30 até 18h, nos dois dias.
Em Rondônia, 27 adolescentes que cumprem medida socioeducativa participam das provas. A aplicação das mesmas serão realizadas nas próprias unidades socioeducativas, observando todos os protocolos de saúde, a fim de evitar a disseminação do coronavírus.
O formato, duração e nível de dificuldade são os mesmos do Enem 2020 tradicional. São quatro provas no mesmo modelo do Enem regular, onde na terça-feira os adolescentes realizam exames nas áreas de conhecimento de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No último dia será a vez de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Para o presidente da Fease, Antônio Francisco Gomes Silva, o reconhecimento de direito contribui para a formação desses adolescentes. “Acredito que a Educação é uma ferramenta poderosa de mudança e transformação na vida dos seres humanos, como os adolescentes estão neste processo de desenvolvimento, esse teste vem contribuir para o fortalecimento do processo de socioeducação para os participantes no Sistema Socioeducativo”, diz.
RESULTADOS
O resultado do Enem PPL 2020, conforme o Inep, deverá ser divulgado no dia 29 de março. O responsável pedagógico terá acesso aos resultados e poderá cadastrar os participantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para pleitear uma vaga na Educação Superior, caso possuam 18 anos ou mais.