Em uma coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), atualizou as medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 na capital.
De acordo com a Semusa, o paciente que se sentir mal e suspeitar de infecção por coronavírus, deverá ligar no call center (0800 647 5225) da prefeitura que fica disponível das 13h da tarde a 1h da manhã e a partir de lá, marcar uma consulta médica para ser atendido na Unidade de Saúde Básica (UBS), mais próxima.
Os atendimentos para covid-19, serão realizados a partir das 13h e seguirão até às 19h nas UBS que farão consultas, coletas para exame de covid-19 e aplicarão medicamentos, isso para pacientes com sintomas leves. Na parte da manhã, os protocolos de rotina continuarão, somente neste período. De acordo com o gerente do Departamento de Atenção Básica (DAB), Igor, 16 unidades farão os atendimentos.
Pacientes com sintomas graves também deverão ligar para o call center e de lá serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da zona Leste ou Sul.
Testes rápidos
A secretária de Saúde da capital, Eliane Pasini, disse que os testes rápidos não serão utilizados. “Desde o início somos contrários a ele (teste rápido), porque a eficácia é questionável, e o período para ter um resultado é após 7 dias, nosso propósito é atender pacientes o mais rápido possível”, explicou.
Ainda segundo Pasini, a ideia da Semusa é que todos pacientes façam o exame. "Nossa estratégia é que seja casado: consulta e coleta para o exame no mesmo posto de saúde".