Após aumentos que superaram os 20% em sua tarifa de energia elétrica desde a privatização da Companhia de Energia Elétrica do Estado de Rondônia – CERON, vendida em leilão para a Energisa S.A, o cidadão rondoniense terá pera primeira vez na história uma redução na conta de luz.
Essa redução começa a valer a partir do dia 13 de dezembro e será de 9.85% para a faixa residencial e 16% para alta tensão.
Essa diminuição na conta é mérito do empenho do deputado federal Léo Moraes (PODEMOS), relator da MP que altera regras do setor elétrico, transfere recursos da Conta de Desenvolvimento Energético, visando como ponto principal à redução da tarifa.
“Vale destacar que quando abriram as audiências existia a previsão para o aumento da tarifa elétrica e nós enxergamos que existia a CDE que tinha parado mais de R$ 4 bilhões, dinheiro que pode ser direcionado para ações que reduzam a tarifa”, afirmou Léo Moraes.
Produtor de aproximadamente 8% da energia elétrica consumida no Brasil o estado de Rondônia paga uma das mais altas tarifas entre os estados da federação. Motivo pelo qual o deputado Léo Moraes se tornou a principal voz contra a Energisa no Congresso Nacional.
Líder do PODEMOS na Câmara Federal, Léo Moraes vem assumindo papel de protagonismo no Congresso. A relatoria da MP 998 e o trabalho firme do congressista em defender o direito do cidadão a receber uma energia de qualidade a preço justo começa a gerar resultados.
A previsão é de que em um período de cinco anos a redução chegue a mais de 30% na tarifa de luz dos rondonienses por conta das medidas apontadas por Léo Moraes.