EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: Busca Ativa permite executar políticas públicas para a inclusão escolar

EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA: Busca Ativa permite executar políticas públicas para a inclusão escolar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia participou do lançamento da plataforma de Busca Ativa Escolar, onde as escolas de Rondônia podem contar a nova ferramenta para contribuir no desempenho dos alunos e incluir crianças e adolescentes que estão ausentes das atividades escolares. Na terça-feira (20) foi lançada a estratégia de Busca Ativa Escolar com o tema, “Fora da escola não pode!”, parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e órgãos de Rondônia, como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. O evento ocorreu ao vivo, no canal da Mediação Tecnológica Rondônia, no Youtube.
 
Irany Oliveira, diretora geral de Educação, participou da reunião representando o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, conta que essa adesão à plataforma da Unicef vai fortalecer e consolidar o trabalho já realizado pela Secretaria, de Busca Ativa. “Um gabinete organizado pelo Tribunal de Contas tem nos auxiliado, feito sugestões e nós temos dado retorno, caminhado juntos, para fortalecer várias áreas do trabalho educacional. E o afastamento da escola foi uma das preocupações da Secretaria de Educação e desse gabinete. E antes de fazermos esta adesão, percebemos o afastamento dos nossos alunos, na questão do acesso e dos pais buscarem as atividades onde decidimos por promover uma Busca Ativa junto a pais, escolas em diferentes localidades, seja na zona rural, na cidade e periferias e contamos muito com diversos órgãos que foram grandes parceiros. Os resultados já surgiram. Ontem, segunda-feira (19), na Escola Carmela Dutra tivemos quase cem pais querendo retirar as atividades e buscando orientações para o retorno de seus filhos”, afirma Irany Oliveira, explicando que os coordenadores em todo o Estado têm relatado a procura dos pais junto às escolas.
 
Ítalo Dutra, chefe de Educação do Unicef no Brasil falou da importância do regime de colaboração entre os estados e municípios e agradeceu o esforço que a Busca Ativa realiza ao descobrir as causas da evasão e levar de volta para a escola os que estão fora dela. “Entendo que essa adesão de Rondônia à Busca Ativa é como um impulsionador importante para que todas as crianças e adolescentes do Estado possam aprender. Sabemos que neste contexto de pandemia a evasão escolar aumentou, seja porque algumas famílias e, certamente, as mais vulneráveis não foram atingidas pelas atividades propostas pelas secretarias municipais e estaduais, seja pelas atividades remotas no período em que as escolas ficam fechadas, ou pela insegurança ainda de uma reabertura. No entanto, é importante manter o vínculo entre escola, professor, estudantes e suas famílias”, comenta.
 
Participaram também do evento online: o Dr. Marcos Giovani Ártico, promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação e Infância do Ministério Público de Rondônia; Paulo Curi Neto, conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado; Vilson Sena de Macedo, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RO); e o chefe do Núcleo de Planejamento e Avaliação Externa da Seduc, Kary Jean Falcão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS