Os moradores capturaram o animal, mas depois soltaram em uma área de mata da região, onde costumam a aparecer jacaré e cobras
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os moradores da rua São Paulo, entre as ruas Joaquim Nabuco e Brasília, no bairro Areal, área Central de Porto Velho, foram surpreendidos na tarde da última terça-feira (25), com o aparecimento de um porco do mato.
Eles se mobilizaram e conseguiram colocar o animal dentro da varanda de uma residência e contactaram os órgãos ambientais, para que fosse realizada a captura do bicho. No entanto, depois de muita espera e ninguém aparecer, eles decidiram soltar o porco do mato, em uma área verde da região, onde passa um igarapé.
Os moradores contaram que que nesse córrego, onde fica a mata, são comuns os aparecimentos de animais selvagens. “Porco do mato, é o primeiro que apareceu aqui. Mas, já encontramos cobras, sucuris e jacarés”, disseram.
Um vídeo foi feito pela comunidade, mostrando o animal capturado e aguardando a chegada dos setores responsáveis pela captura de animais silvestres.
Recentemente, uma manada de porcos do mato, foi capturada em pleno centro de Porto Velho. Os animais, oito no total, deram trabalho para o Corpo de Bombeiros e Ibama na hora de serem capturados. Na época, os Bombeiros informaram que havia a suspeita de que tinha uma manada desses animais na região do 5º BEC, no bairro Triângulo, na capital.
O capitão Jairo, da Polícia Ambiental, informou que o motivo desses animais aparecerem na área urbana, é a procura por comida.
“Esses bichos aparecem na cidade em busca de alimentos, e, devido ao período de estiagem, clima seco e o perímetro urbano ser próximo ao habitat natural deles, isso faz com que mudem de rota”, explicou.
A orientação é para que caso a população se depare com porcos do mato, tem que entrar em contato imediato com Ibama ou Corpo de Bombeiros, que são órgãos especializados para fazerem a captura. “Esses animais são agressivos e podem atacar”, alertou o policial.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!