SINTERO: Governo trata professores com descaso e não oficializa data de pagamento do Piso

SINTERO: Governo trata professores com descaso e não oficializa data de pagamento do Piso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A falta de compromisso e de comunicação, expressam o modo em que o Governo de Rondônia tem conduzido ou, neste caso, não conduzido o relacionamento com o Sintero, representante dos trabalhadores em educação no Estado. Por meio de informações extraoficiais, uma vez que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se recusa a dialogar com o sindicato e ignora os inúmeros ofícios encaminhados, foi obtido a informação de que possivelmente o Piso Salarial do Magistério será atualizado no mês de julho, porém sem os valores referentes ao retroativo.

Apesar do Governo de Rondônia continuar no anonimato e enrolando para apresentar um posicionamento oficial ao sindicato, a notícia está sendo viralizada nas redes sociais e divulgada pelas CRE's - Coordenadorias Regionais de Educação, gerando grande expectativa na categoria. As informações confirmam que não há nenhuma discussão ou planilha sobre um possível cronograma de pagamento do retroativo. O Sintero lamenta que a Administração Pública continue a conduzir o assunto de forma obscura, excluindo a entidade dos trâmites burocráticos sobre o assunto, não apresentando qualquer tipo de satisfação à categoria que, desde janeiro, aguarda pelo cumprimento de um direito garantido em Lei Federal.

Destaca-se que a Lei nº 11.738/2008, determina que a atualização deve ser paga anualmente em janeiro, conforme o percentual estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), que em 2020 reajustou o valor do vencimento dos professores em 12,84%. Diante disso, observa-se a extrema lentidão em que o Governo conduz o processo, visto que, já se passam seis meses sem uma única declaração oficial sobre o assunto.

O Sintero ressalta ainda que a publicação da informação no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) deve ser questionada, pois houveram casos em que documentos foram postados e, logo em seguida, foram negados e retirados do ar. Como exemplo,  o Memorando Circular que solicitava o recolhimento de obras literárias brasileiras das escolas e a tabela salarial do Piso de 2019, publicada no dia 07/10 e ratificada no dia 08/10, em que foi diminuído drasticamente os valores anunciados anteriormente, gerando alta expectativa nos servidores.  Destaca-se ainda que, no dia 04/06, foi publicado um documento no próprio SEI, o ofício nº 1742, autorizando a implantação do Piso de 2020 na folha de pagamento de junho. Em seguida, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) endereçou o ofício nº 1757, no dia 05/06, ao Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, pedindo comprovação se havia disponibilidade orçamentária para a atualização do Piso. Porém, o documento foi encaminhado erroneamente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ocasionando uma verdadeira enrolação por parte do Governo aos trabalhadores em educação.

O Sintero reforça novamente que a informação sobre o possível pagamento do Piso no mês de julho não é oficial e que protocolou nesta quinta-feira (18/06), o ofício nº 184/2020, solicitando esclarecimentos e a imediata atualização do Piso. As novas informações sobre o assunto serão divulgadas no site e redes sociais da entidade.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS