CORONAVÍRUS: Conselho de Saúde recomenda que prefeito feche comércio na capital

Essa resolução serve como uma recomendação, porém, a recusa do prefeito pode culminar em ações civis judiciais

CORONAVÍRUS: Conselho de Saúde recomenda que prefeito feche comércio na capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma resolução emitida pelo Conselho Municipal de Saúde – CMS, recomendou que o prefeito de Porto Velho (RO), Hildon Chaves, publique um novo decreto que retorne às normas do distanciamento e isolamento social ampliado, fechando novamente o comercio na cidade e deixando aberto apenas as atividades essenciais.

 

Essa resolução foi aprovada por unanimidade pelos membros do conselho em uma reunião realizada nesta semana que contou com a participação das procuradoras do Ministério Público Estadual Emília Oiye e Flavia Barbosa Shimizu, do presidente e da vice-presidente do CREMERO, de representante da OAB-RO e da secretária municipal de saúde Eliana Pasini.

 

A recomendação que já está no gabinete do prefeito, diz “aprovar por unanimidade dos conselheiros presentes, a indicação para que o Prefeito do Município de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves, pelas razões técnico-científicos e com a máxima urgência, decrete o Distanciamento Social Ampliado, pelo prazo de 14 dias, com a permissão de funcionamento de, tão somente, os serviços essenciais, tais como mercados de gêneros alimentícios, farmácias e drogarias, panificadoras, postos de combustíveis, etc. no Município de Porto Velho".

 

O pedido baseia-se na competência concorrente do Município para editar normas de saúde pública, conforme decisão do STF, na apreciação da ADPF 672, proposta pela OAB e na predição do comportamento da pandemia da COVID-19, Rondônia, 15 a 21 de junho de 2020, em estudo realizado pelo Prof. Dr. Tomás Daniel Rodriguez e Profa. Dra. Ana Lúcia Escobar, no qual apontam que diante da velocidade real de transmissão verificada nos últimos 30 dias, a não adoção de medidas de isolamento social ampliado, haverá um crescimento no número de casos e das internações e óbitos por COVID-19.

 

Essa resolução serve como uma recomendação, porém, a recusa do prefeito pode culminar em ações civis judiciais, que terão como base a análise feita pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão composto por membros ativos da sociedade.

Documentos anexos

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS