REFERÊNCIA: Dona de salão em Ji-Paraná é caso de sucesso em empreendedorismo

Sebrae incentiva características do comportamento empreendedor

REFERÊNCIA: Dona de salão em Ji-Paraná é caso de sucesso em empreendedorismo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Sebrae em Rondônia incentiva pessoas a desenvolver as características do comportamento empreendedor, desde o ensino fundamental até as iniciativas de empresas inovadoras, há total empenho em estimular a ampliação da capacidade de produção das pessoas. Em suas capacitações, quer seja em cursos, oficinas e seminários existe total comprometimento em propiciar opções para que sejam favorecidas as oportunidades de geração de postos de trabalho e renda. Essa postura não é simplesmente teoria, mas uma apresentação real de resultantes como exemplos de esforço e dedicação. Assim foi com Diovania Rodrigues, proprietária do Espaço e Distribuidora de mesmo nome na Rua São Manoel, 96, Jardim dos Migrantes em Ji-Paraná.

 

Ela começou a trabalhar em uma barbearia, Carmindo Cabeleireiro, em Alvorada do Oeste no ano de 1996, como manicure. Ao perceber que ela tinha interesse em aprender cortar cabelo, Carmindo o proprietário, perguntou se tinha interesse em fazer barba e cortar cabelos dos clientes. Não pensou duas vezes e aceitou, no mesmo dia chamou o marido e fez cabelo e barba dele, no dia seguinte começou as atividades como barbeira. Diovania trabalhou lá até junho de 1998 quando precisou mudar devido a transferência de cidade com relação ao emprego do seu esposo que foi trabalhar em Ji-Paraná. Lá não tinha conhecimento de clientes nem espaço, voltou a trabalhar como manicure atendendo em domicílios e um ano depois começou um curso profissionalizante, no ano 2000 concluiu sua capacitação e adquiriu maior habilidade como cabeleireira.

 

Com mais segurança, Diovania começou a atender na sala de sua casa e em 2004 construiu seu primeiro salão medindo 16 m². Quatro anos depois ampliou para 28 m² em alvenaria e em 2010 foi para São Paulo fazer curso técnico de química pela Hair School.  Em 2011 participou da primeira reunião para montar um projeto de beleza pelo Sebrae e se inscreveu como Microempreendedora Individual (MEI). O projeto de Beleza do Sebrae ofereceu vários cursos na área de gestão financeira e administrativa da empresa e ela participava ativamente, inclusive das missões dentre elas a Hair Brasil, que em sua opinião foi o divisor de águas para sua atuação como empresária. Os seus clientes estavam cientes de que recebiam um atendimento diferenciado, o que fez a empresa crescer e mudou de categoria, de MEI passou a ser proprietária de uma microempresa. 

 

Esse crescimento levou a coordenadora do projeto no Sebrae, a analista Marcileide Zirondi, a convidá-la para participar do Empretec, que ela considerou outro divisor de águas em sua vida, porque a fez crescer a ponto de trazer seu marido para administrar o negócio e o filho mais novo para trabalhar, hoje ele auxilia em todos os procedimentos químicos. Depois de ter participado do seminário trabalha também com vendas e hoje tem uma distribuidora de produtos de beleza, continua atendendo no salão e é representante de produtos para outros salões. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor nas pessoas. No Brasil é ministrado pelos facilitadores do Sebrae na forma de um seminário durante seis dias para aumentar a competitividade e as chances de permanência do empresário no mercado.

 

Não deixe de buscar orientações sobre como reagir diante deste cenário de pandemia. O Sebrae em Rondônia pode atendê-lo também remotamente. Acesse nosso portal de atendimento em www.sebrae.ro. Ligue para nossa Central de Relacionamento 0800 570 0800, envie mensagens por WhatsApp (69) 98130-5656, acesse nosso portal de ensino à distância www.sebrae.com.br/cursosonline  ou siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais (@sebraero).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS