Coronel, faça como no filme Tropa de Elite, peça para sair. Vá embora, vá para Brasilia pedir emprego
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
CORONEL JORGE TEIXEIRA
Corria o ano de 1979. O Coronel Jorge Teixeira veio do Amazonas para Rondônia, indicado pelo presidente da republica General João Batista Figueiredo com uma missão. Transformar o Território Federal em Estado. E assim o fez em 1981. Foi reempossado no cargo, agora como Governador e ficou até 1985, quando houve a transição democrática. Deixou marca de homem desbravador, que construiu estradas, criou municipios e até hoje é lembrado como um grande estadista. Deixou saudades e é lembrado até hoje como grande gestor, sendo homenageado por todo estado em ruas, avenidas, prédios públicos e por aí vai.
CORONEL ERASMO MEIRELLES
Corria o ano de 2019. O Coronel Erasmo Meirelles veio do Ceara para Rondônia, indicação do presidente da republica ( ex-capitão Jair Bolsonaro) ao atual governador Coronel Marcos Rocha. Vale ressaltar que o Cel. Erasmo nunca tinha colocado seu coturno em solo rondoniense. Caiu de paraquedas em terras de Rondon.
Missão: Assumir DER - Departamento de Estradas e Rodagem e manter a malha viaria estadual em perfeitas condições de trafegabilidade. Abrir novos caminhos, fazer novas pontes e deixar a produção do estado escoar para os grandes centros consumidores.
Já no cargo há um ano e quatro meses, conseguiu um grande feito. Meirelles está deixando nossos 1500km de estradas pavimentadas tal qual o solo lunar. As nossas rodovias de terra em condições de sediar o lendario rally Dakar.
Como disse o atuante parlamentar Luizinho Goebel, o que era panela, virou cratera. E eu complemento. Nas estradas de terra, o que era uma poça de lama virou brejo.
PAREDÃO
Por conta deste desserviço, foi sabatinado na Assembleia Legislativa, onde os parlamentares (até que enfim) emparedaram o militar.
E tascaram 'na lata' do Coronel cobranças, denuncias e descobertas assombrosas. A 'lavação de roupa suja' foi transmitida 'on-line' e assisti "de cabo a rabo" o "arranca rabo" da tensa sessão.
Deixa eu registrar que apesar dos questionamentos duros, o coronel foi muito bem tratado, sem receber nenhuma pancada na linha abaixo da cintura por parte dos deputados.
MAMATAS?
Duas situações me chamaram a atenção. A constatação que existe um grupo de trabalho do DER composta por 10 pessoas, que na teoria deveriam ser técnicos da area.
Todas estas pessoas recebem um jeton por reunião (cerca de 5 mil reais) e apenas tres fazem parte do DER/RO. As outras sete são de outros setores do governo e na maioria, mulheres (esposas) ou parentes de oficiais.
Os deputados vão convocar todas estas pessoas para serem sabatinadas na ALE/RO, além de terem pedido as cópias das atas destas reuniões mensais. Não perco esta "LIVE" por nada. Tenho impressão da volta da antiga e combatida 'mamata'.
O outro ponto que me chamou atenção foi o fato do Coronel Erasmo, ter a coragem e 'capacidade' de ir numa sabatina sem um relatorio do que já foi feito. Sem numeros exatos. Para piorar, também não levou nenhum planejamento estratégico para 2020 e anos vindouros.
Aliás o pandego, que não conhecia Rondônia começou sua fala acusando os "governos do passado". Nem sabe dizer os nomes de quem eram. Chegou no parlamento com uma tática muito usada em Brasilia e por militantes partidarios. Não por técnicos especialistas. levou um sermão do deputado Jair Montes.
PEDE PARA SAIR
Minha sugestão: Coronel, faça como no filme Tropa de Elite, peça para sair. Vá embora, vá para Brasilia pedir emprego, que lá profissionais da sua estirpe, estão sendo contratados aos borbotões pelo GF.
Mas vá de carro para que veja que o problema de gestão pifia também atinge o Dnit, com nossas rodovias federais em frangalhos. Se resolver ir embora de avião, sugiro embarcar no Acre e também ver a falta de conservação criminosa no trecho entre Porto Velho e Rio Branco.
SARGENTO EYDER BRASIL
O único deputado estadual que seguiu na contra-mão foi o ex-sargento Eyder Brasil (PSL). Até foi cobrado pelo deputado Laerte Gomes (PSDB), presidente da casa, que afirmou que o parlamentar critica com veemencia a administração do prefeito Hildon Chaves (PSDB) no municipio de Porto Velho e nada vê de errado nas estradas estaduais. É só tiro, bomba e porrada no prefeito. Me veio na mente aquele meme de ser leão com uns, gatinho com outros.
Acredito que seja por questão de hierarquia implicita no DNA militar. Como um sargento vai cobrar algo de dois coronéis (governador e secretario)?
Além do que, depois do 'esporro' do alto comando do Exército na Amazônia,que lhe chamou de mentiroso em nota oficial, anda meio tristonho, sem clima para festas e carnaval. Compreensivo meu amigo, compreensivo. Mas vossa senhoria é novo na politica e aprenderá que unico compromisso é com o povo.
CORONEL MARCOS ROCHA
Após reunião com pastores, o Governador decidiu flexibilizar o funcionamento de templos religiosos no seu quinto decreto assinado na noite de domingo (26), que manteve o estado de calamidade no estado de Rondônia devido a pandemia provocada pelo coronavírus.
Discordo diametralmente de tal decisão.
Se o comércio passa por apuros financeiros, não se pode dizer o mesmo das igrejas e outros templos, que não possuem finalidade comercial, nem economica. Seria até estranho alegarem prejuizo, não acham?
Os celebrações on-line ganharam a internet. Acredito até, que pós pandemia, devem ser mantidas. A missa de 7º dia de falecimento de meu filho Beto Andreoli foi assim. Chorei na frente do computador durante missa da paroquia São Luis Gonzaga. Também assisto a LIVE do pastor Aluisio Vidal que me traz palavras de serenidade e esperança no criador.
No decreto governamental fica impedido a presença de pessoas do grupo de risco, crianças e pessoas que estejam convivendo com infectados pelo coronavírus. Como saber, terão que apresentar atestado ou exame negativo na porta?
E o pior, impede o contato físico entre as pessoas como abraços ou imposição de mãos. Uma das melhores coisas na vida é receber um abraço, seja de um irmão, de um amigo, de um filho.
Se não pode ter contato fisico, o que fazer na Igreja?
Louvar? Faça em casa! Receber a palavra? Faça em casa! Cantar em honra e nome de Cristo? Faça em casa! Operar milagres? Só Deus faz e em qualquer lugar.
Então liberou para que? Longe de querer ser vulgar, mas até o dizimo e oferta pode ser feita 'on-line'.
ESTUDO BIBLICO
Busquei ajuda na net e encontrei "No Antigo Testamento, o templo era o lugar onde o povo se reunia para ter comunhão com Deus. O Senhor manifestava sua glória no templo. O templo era um lugar especial onde Deus se revelava às pessoas.
Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele abriu caminho para que todos possam ter contato direto com Deus, em qualquer lugar. Quem aceita Jesus como seu salvador recebe o Espírito Santo, que faz morada dentro dele.
Assim, cada crente se torna templo de Deus, um lugar onde Deus pode manifestar sua glória."
Irmãos, fiquem em casa. Se não encontrarem Deus consigo mesmo, não adianta ir procurar na igreja.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!