AVANÇOS: Hospital de Base é centro satélite para transplante cardíaco

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, que assinou o convênio, explica como isso vai beneficiar os pacientes que necessitam de um transplante cardíaco em Rondônia

AVANÇOS: Hospital de Base é centro satélite para transplante cardíaco

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) assinou, na segunda-feira (9), o convênio com o Hospital Sírio Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde –Sus (Proad) desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o atendimento para os pacientes cardiopatas.

 

A partir de agora, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, passa a ser referência para região norte do país como um Centro Satélite especializado no tratamento do paciente com insuficiência cardíaca avançada e refratária, aquela que não responde mais às modalidades tradicionais de tratamento.

 

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, que assinou o convênio, explica como isso vai beneficiar os pacientes que necessitam de um transplante cardíaco em Rondônia. “O Hospital de Base já atende todos os requisitos em equipe médica e equipamentos exigidos pelo Ministério da Saúde e, dessa forma, passamos a ser uma referencia para triagem destes pacientes. Uma vez indicados, eles são encaminhados para o serviço transplantador, que ainda é feito fora do Estado. Mas beneficio pra população se dá pelo fato de que esses pacientes, que tinham que viajar pra fazer a seleção, a triagem e o pós transplantes contínuo, recebem esses atendimentos aqui”, explica Máximo.

 

Várias visitas técnicas à unidade foram realizadas, explica o coordenador do Programa de Transplantes do Hospital Sírio Libanês, Tadeu More. “O Hospital de Base já tem um serviço complexo de cardiologia. A capacitação feita pela nossa equipe será por um período determinado para que toda a equipe multidisciplinar receba as orientações e esteja apta a esse manejo, que já começa agora com a identificação destes pacientes e, posteriormente, a unidade pode até ser credenciada para o transplante em si. Essa é a nossa expectativa aqui em Rondônia”.

 

A partir de agora, a Central de Transplantes inicia o processo de seleção e identificação dos pacientes que serão acompanhados pelo ambulatório cardíaco.

 

REFORÇO À ESTRUTURA LOGÍSTICA DA CET

 

veículo novo para ser utilizado pelas equipes da CET na busca ativa de potenciais doadores, deslocamento da equipe

 

A Sesau está reforçando a estrutura logística da Central Estadual de Transplantes (CET) com a entrega de um veículo novo para ser utilizado pelas equipes na busca ativa de potenciais doadores, deslocamento da equipe de doação e de transplante para cirurgia e treinamento de profissionais, bem como transporte de órgãos.

 

O veículo adquirido com recurso próprio da Sesau foi entregue na segunda-feira (9), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

 

Para a coordenadora da Central, enfermeira Edcleia Gonçalves, “o transporte mais eficiente e rápido das equipes da central trará benefícios para o sistema estadual de transplantes, entre eles o aumento na capacidade de captações e salvamento de vidas, rapidez e tempo de resposta da equipe multidisciplinar envolvida”.

 

As atividades de captação e doação de transplante renal e córnea no Hospital de Base não param.  Bem como o ambulatório de atendimento renal para acompanhamento dos pacientes pré e pós operatório, assim como o serviço de apoio de diagnostico e exames pré e pós transplantes .

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS