DTM: Como saber se a sua dor é provocada por uma Disfunção Temporomandibular

“O primeiro passo é se submeter a uma avaliação com três especialistas – um neurologista, um otorrino e um odontólogo”, afirma Bruno Miranda, odontólogo

DTM: Como saber se a sua dor é provocada por uma Disfunção Temporomandibular

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Você sabia que o Disfunção Temporomandibular (DTM) causa dor facial, estalido ao mastigar ou até mesmo uma dor de cabeça frontal constante, que não é enxaqueca? O odontólogo Bruno Miranda, da Cliom, explicou ao Blog de Ponta Cabeça como detectar esse problema e como o paciente deve proceder para resolver a situação de forma definitiva.

 

 

De acordo com o especialista, essa condição pode ser consequência de uma má oclusão mandibular (fechamento) causado por dente torto, ausência de dente e/ou prótese mal adaptada. “Quando o paciente faz uma reabilitação com implante e esse não fica bem posicionado pode ocasionar uma DTM, por exemplo”, diz.

 

Como saber se tem DTM?

 

O primeiro passo é se submeter a uma avaliação com três especialistas – um neurologista, um otorrino e um odontólogo. O neuro analisará se a dor não está relacionado a sua área de atuação. Descartado, o paciente é encaminhado para o otorrino e, caso seja negativado nesse especialista, ele será avaliado pelo dentista.

 

“Normalmente, quando o paciente vem para mim, encaminho, primeiramente, para esses outros profissionais. Se for constado que a dor é em decorrência de oclusão, início o tratamento”, declarou.

 

Tratamento

 

Inicialmente, o paciente é medicado para sanar o incômodo. Em seguida começa o tratamento propriamente dito. “Caso a pessoa tenha uma oclusão boa (mordida), o problema pode estar relacionado ao estresse, que provoca, de forma involuntária, um apertamento noturno, forçando a articulação da região da boca e, com o tempo, vai se tornando mais grave.

 

De acordo com Bruno Miranda, se o que está provocando a dor é a oclusão, é indicado o uso do aparelho para corrigir a posição dos dentes ou uso de uma placa para posicionar a mordida corretamente. “Mas isso é para quem tem a dentição completa, se não tem, é preciso colocar os dentes que faltam”, explica.

 

Botox

 

Muito se fala no uso da toxina botulínica para sanar o problema, mas o odontólogo afirma que essa substância serve apenas como paliativo e não como tratamento. “A toxina vai somente relaxar os músculos e o paciente sentirá menos dor na região”.

 

@blogdepontacabecaoficial

@emilia.jornalista

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS