TRANSPORTE ESCOLAR: Ônibus chegam à Ponta do Abunã e Baixo Madeira continua sem transporte

Um novo protesto pode acontecer na região, dessa vez por parte da comunidade indígena Kaxarari

TRANSPORTE ESCOLAR: Ônibus chegam à Ponta do Abunã e Baixo Madeira continua sem transporte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após realizar uma manifestação que resultou com mais de 60 horas de bloqueio da BR-364 na altura do Km 1042, no sentido Acre, a comunidade da Ponta do Abunã recebeu os ônibus que realizarão o serviço de transporte escolar para os estudantes da região.

 

Os ônibus foram estacionados na tarde deste último sábado (13) e foi fiscalizado pela comunidade no mesmo local onde a rodovia foi bloqueada, no distrito de Extrema de Rondônia. De acordo com o morador da região, Aparecido Bispo, essa foi uma conquista da mobilização da comunidade e que teve um final feliz graças à habilidade de negociação da Polícia Rodoviária Federal – PRF.

 

Nós contamos com o esforço de um parceiro que foi muito importante que se chama PRF. Porque os nossos gestores municipais não tiveram a capacidade de fazer isso”, afirmou Aparecido Bispo.

 

O ano letivo poderá começar na Ponta do Abunã, mas no Baixo Madeira a situação continua a mesma, com as escolas de portas fechadas aos alunos que sequer iniciaram o ano letivo de 2019 ou terminaram 2018.

 

Porém, um novo protesto pode acontecer na região, dessa vez por parte da comunidade indígena Kaxarari, que integrará uma possível manifestação contra a derrubada de direitos das populações indígenas pelo Governo Federal. O povo Kaxarari apoiou o movimento ‘Alunos na Escola’ reforçando a manifestação.

 

De acordo com o membro do Conselho Distrital de Saúde Indígena e líder dos Kaxaxari, Ari Kaxarari, um protesto poderá acontecer a qualquer momento. “Estamos ameaçados de ter a suspensão da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena e por isso está previsto uma parada de todas as populações indígenas do Brasil. Gostaria de dizer que na Ponta do Abunã nós mostramos a diferença que a parceria e união é capaz de derrubar qualquer obstáculo”, avaliou.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS