A programação tem início no dia 30, com duas atividades, tendo como público alvo pais e familiares
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado no 2 de abril, está chegando! Com ele diversos eventos acontecem para que o tema seja amplamente debatido, a causa ganhe visibilidade e o retorno necessário para que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autismo (TEA) tenham mais qualidade de vida. Pensando nisso, mais uma vez, como ocorre há 7 anos, a Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS), através do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMA) está realizando eventos para debater o tema. Todos os eventos serão gratuitos.
A programação tem início no dia 30, com duas atividades, tendo como público alvo pais e familiares, profissionais da área de educação e saúde, acadêmicos e interessados na temática. Das 8 às 13 horas, com o tema “Autismo em Ação = Inclusão”, haverá na AWAS localizada na Rua Paulo Leal, 454 – centro, orientações com assistentes sociais – direitos da pessoa no Espectro do Autismo, corte e escova de cabelo, manicure, massagem relaxante e maquiagem.
No período da tarde, das 13h45 às 15h30 e das 15h30 às 17h30, na Faculdade Uniron, sala 202, no Porto Velho Shopping, terá a Roda de Conversa “Conversando sobre Autismo”, com relato de experiência de um jovem autista. A roda de conversa terá como mediadores a equipe multidisciplinar do CMMAA.
De 30 de março a 2 de abril, o CMMAA terá um stand no Porto Velho Shopping das 10 às 21 horas, em que serão exibidos vídeos sobre o tema, com equipe preparada para dar informações e divulgação de panfletos com explicações sobre o TEA.
No dia 1º de abril, acontece às 15 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, localizada na avenida Farquar, 2562, bairro Olaria, sessão solene em alusão ao “Dia Internacional de Conscientização do Autismo”.
Já no dia 2 de abril, dia oficial da comemoração, às 17 horas haverá a soltura de balões no Porto Velho Shopping, em frente ao chafariz. Neste ano com um diferencial, não serão apenas balões azuis como tem sido nos anos anteriores (pelo fato da cor azul representar o autismo pela incidência maior ser em meninos), mas colorido conforme os quebra-cabeças que representam a complexidade do autismo e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA.
A causa tem sido amplamente debatida e a AWAS encampou a luta em prol do autismo proporcionando atendimento gratuito para crianças e adolescentes autistas, tendo como parceiros o Porto Velho Shopping, Uniron e Senac na realização dos eventos da semana de conscientização do autismo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!