O estudante Cesar Odin, de 15 anos, não tem o dinheiro para ir a competição em Brasília
César Odin foi selecionado entre vários estudantes para participar das simulações de negociações da ONU. / Foto: Reprodução
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As simulações de negociações políticas internacionais da Organização das Nações Unidas(ONU) e Comitês Internacionais (MIB) têm o objetivo de promover, na prática, a representação dos países e cargos do estado e o estudo dos temas a serem debatidos. “Estamos extremamente felizes com a conquista do César”, disse a mãe. Todo o processo de participação teve início ainda no colégio, com as simulações locais e a dedicação dele fez toda a diferença para a premiação.
O problema é que o estudante Cesar Odin, de 15 anos, não tem o dinheiro para ir ao evento. Amigos e familiares do garoto se uniram para arrecadar dinheiro, por meio de uma “vaquinha” online, e assim custear a passagem e a inscrição para o evento de escala mundial para representar o Colégio Major Guapindaia e o Estado de Rondônia no MIB (Modelo Brasileiro de Negociações), que simula negociações da ONU. A competição final acontece em Brasília.
César Odin, foi selecionado em um rigoroso processo seletivo entre 17 alunos, de diferentes escolas, que disputaram a vaga. No total, 10 foram selecionados para participar da competição. Os alunos participaram de uma reunião para discutir sobre o tema “Conferência em Berlim”, onde eram avaliados durante o tempo todo por uma gestora representante do MIB.
Os alunos que se destacam nas simulações entram para o G8, nome dado ao grupo composto pelos oito melhores delegados selecionados ao término da fase final do MIB. Esses delegados se organizam em 4 diretorias para o auxílio à Internationali Negotia em seus eventos e simulações.
A Internationali Negotia é uma organização com mais de 15 anos de experiência em simulações no Brasil, que desenvolve habilidades que a sala de aula tradicional ainda não consegue promover. Os estudantes vencedores terão como prêmio participação na rodada de negociações em Harvard.
“Vamos desfrutar de sessões intensas que nos levarão a situações de tensão e crise dentro do comitê. Durante a simulação, serão nomeados delegados dos mais diversos países e teremos que voltar nossa argumentação a eles, em detrimento de nossos próprios ideais. Por isso, pudemos aprender mais sobre cada país e, mediante uma estrutura nova para todos nós, exercitar nossa oratória e, sobretudo a resiliência à negociação”, concluiu César.
Nas redes sociais Cesar escreveu: “Amigos, eu fiz essa ‘vakinha’ pra tentar ir pra Brasília competir na final esse ano de novo. Se puderem ajudar compartilhando eu ficaria muito agradecido”, garantiu.
A campanha online, “vaquinha virtual” já arrecadou R$ 770,00 até o dia 30, quando está reportagem foi postada, mas a meta estabelecida é de R$ 3.700. Para ajudar basta acessar http://vaka.me/c5yul6 e fazer sua doação.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!