Ela comenta que há alguns anos muitos pequenos pacientes apresentam essa patologia, a qual facilmente pode ser evitada
Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A médica pediatra da Astir, Kátia Bastos, com mais de 30 anos de experiência em pediatria, orienta os pais como evitar a constipação intestinal das crianças. Ela comenta que há alguns anos muitos pequenos pacientes apresentam essa patologia, a qual facilmente pode ser evitada.
“Atualmente a alimentação tem sido o maior inimigo do funcionamento do intestino, pois as comidas de fast food, lanches, refrigerantes em excesso, pipoca com variedades de com muita gordura (animal ou vegetal), a não ingestão de fibras, frutas com casca, como maçã e outras, alimentação regular com frutas, verduras e legumes frescos, entre outros, tem contribuído e muito para que haja constipação intestinal” disse Kátia.
A médica diz que o Ministério da Saúde define constipação intestinal como sendo:
A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.
O bom funcionamento intestinal depende de três elementos inseparáveis. São eles: a ingestão de água, o consumo de fibras e a prática de atividade física. A regularidade da atividade intestinal só é adequada quando estes três fatores são atendidos. As fibras auxiliam na formação do bolo fecal e, em parceria com a quantidade de água ingerida e a atividade física, são responsáveis por estimular a atividade muscular intestinal.
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, processados. O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo as fibras, um deles. Observe a rotulagem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponível nos alimentos selecionados para o seu consumo.
As frutas, os legumes e as verduras (por exemplo, mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga, folhas em geral) são alimentos in natura e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de ter baixa densidade energética. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.
O diretor executivo da Astir, AL SGT PM Alan Mota fala que o ambulatório na sede Porto Velho disponibiliza médicos especialistas em pediatria, de acordo com o que está publicado no site oficial da Astir (www.astir.org.br) no link. Em caso de urgência e emergência a criança deve ser encaminha para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão, outros profissionais de saúde de sobreaviso, raios-x, laboratório de análises clínicas, entre outros, concluiu Alan Mota.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!