Foram distribuídos nos semáforos e comércios, caixinhas de remédio promocionais, imitando uma caixa de medicamentos de amostra grátis
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Desde a última semana, uma campanha contra a instalação das OSs (organizações sociais) na saúde de Porto Velho foi disparada por diversas entidades.
Foram distribuídos nos semáforos e comércios, caixinhas de remédio promocionais, imitando uma caixa de medicamentos de amostra grátis. Foram confeccionadas cinco mil delas. Usaram de uma forma criativa de protesto perante um problema sério
Na embalagem é criticada o repasse de 80 milhões de reais do SUS. Onde normalmente temos o G de genérico, inseriram “FALTA DE GESTÃO’ e apresentam a prefeitura de Porto Velho como maior interessada.
BULA
Dentro da embalagem, vem uma bula que apresenta os motivos do repudio das entidades ligadas aos profissionais de saúde. Nas contraindicações do ‘remédio’, o nome dos vereadores da base aliada do prefeito Hildon Chaves (PSDB) que votaram a favor do nefasto projeto.
Vale ressaltar que o MPT - Ministério Publico do Trabalho, MPC – Ministério Público de Contas, MPF – Ministério Público Federal e o MPE – Ministério Público do Estado expediram recomendação para que a Prefeitura de Porto Velho e seu prefeito não instalem as OSs.
A caixinha é assinada pelo Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero/RO), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado de Rondônia (Sindsaúde), Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Rondônia (Sinderon), Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindprof) e Conselho Estadual de Saúde (CES/RO).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!