EXAMES: Médica pediatra da Astir orienta os pais

De acordo com a pediatra o hemograma completo revela os valores de referência, geralmente, variam de acordo com o sexo e idade do paciente.

EXAMES: Médica pediatra da Astir orienta os pais

Médica especialista em pediatria – Kátia Bastos / Foto: Assessoria Astir

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A médica, Kátia Bastos, especialista em pediatria orienta os pais sobre exames de rotina que podem ser solicitados durante a consulta, para diagnosticar de algumas patologias, as quais através dos exames de fezes (EPF), urina (EAS) e hemograma completo podem ser identificadas e tratadas corretamente pela pediatra.

 

 

De acordo com a pediatra o hemograma completo revela os valores de referência, geralmente, variam de acordo com o sexo e idade do paciente, no entanto, também é possível observar diferenças nos valores dependendo do laboratório onde foi feita a colheita.

 

O hemograma é utilizado para avaliar determinados aspectos sanguíneos como o número de glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, sendo uma boa forma para identificar a presença de infecções, excesso de ferro ou de anemia, por exemplo.

 

Para interpretar os resultados do hemograma completo, apenas o profissional médico poderá analisar, pois nem sempre existe uma alteração nos valores do exame significa que existe um problema de saúde.

 

Já o exame de fezes (EPF) pode ser requerido pela médica para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para saber como está a saúde do pequeno paciente. A pediatra de posse do resultado poderá receitar ou não os fármacos para combater verminose, ou seja, a decisão é da pediatra.

 

Com referência ao exame de urina (EAS), a médica explica que pode ser identificada infecção e também serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, existindo três tipos principais: o exame de urina tipo 1, o exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura, que geralmente são realizados num laboratório de análises clínicas e nenhum deles necessita de jejum.

 

O exame de urina tipo 1 é o mais comum pois é um bom indicativo geral da saúde, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração. 

 

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS - Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e a presença de elementos na urina que podem ser indicativos de alguns problemas, como:

 

Nitritos

Proteínas

Urobilinogênio

Densidade da urina

Cetonas

​Leucócitos

Glicose

Bilirrubina

Sangue

     

 

Além desses elementos, através da visualização da urina no microscópico é possível verificar a presença de cristais, fungos e bactérias, que podem indicar insuficiência renal, infecções, por exemplo.

 

Este exame de urina é feito através da coleta da primeira urina da manhã colocando num recipiente de plástico. A coleta pode ser feita em casa, mas o recipiente da urina deve ser levado ao laboratório em cerca de 30 a 60 minutos, conforme requisição da médica.

 

“A coloração da urina tem que ser amarelo claro, porém se a cor estiver alterada para amarelo forte ou até mesmo com tonalidade de guaraná, pode ser que a criança não esteja hidratada o aceitável; Nesse caso os pais devem oferecer no mínimo 1,2/ 1,5/2,0 litros de água por dia, com horários espaçados, dependendo da idade da criança”.

 

 Na dúvida leve seu filho para consultar com a pediatra, pois poderá evitar patologias futuras que podem ser diagnosticados com antecedência e assim mais fácil de serem tratados, disse Kátia Bastos.

 

A MÉDICA ALERTA: NÃO OFEREÇA MEDICAMENTOS, CHÁS CASEIROS E OUTROS SEM RECEITUÁRIO MÉDICO, POIS PODEM SER PERIGOSOS PARA SAÚDE DA CRIANÇA, PRINCIPALMENTE ANTIBIÓTICOS, ANTIINFLAMATÓRIOS, XAROPES, ANTIALÉRGICOS ESTIMULANTES DO APETITE, ANTIANEMICOS, ENTRE OUTROS. A AUTOMEDICAÇÃO EM ALGUNS CASOS PODE LEVAR ATÉ O ÓBITO POR ANAFILOXIA E/OU OUTRAS EMERGÊNCIAS MÉDICAS.

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota fala que a pediatra atende todas as segundas e quartas-feiras, das 08h00min às 11h00min no ambulatório por ordem de chegada. M caso de urgências e emergências leve seu filho ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), que atende 24 horas, 7 dias por semana com médico, equipe de enfermagem padrão, entre outros profissionais de saúde de sobreaviso.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS