O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é localizado no Porto Velho Shopping.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os conselheiros da Fecomércio-RO, Abrão Viana (Secovi) e Cláudio Hikague (Sidiber) e a consultora da Presidência, Cileide Macedo, prestigiaram na tarde do último sábado, 21, a solenidade de lançamento do aplicativo “Turismo Rondônia” e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Porto Velho Shopping.
O espaço conta com estrutura de dez cabines dotadas com aparelhos de Smart-TV onde as empresas poderão mostrar seus produtos aos visitantes, enquanto uma equipe especializada atende, entregando panfletos sobre as várias atrações turísticas do estado de Rondônia.
O local está preparado para receber gratuitamente os empresários que atuam na área de Turismo para divulgação e negociação direta com o público. Cada semana dez empresas ocuparão o espaço. A despesa do empresário será apenas com a elaboração do seu material de propaganda e do profissional que vai receber o público.
Os empresários que ainda não estão cadastrados podem baixar o aplicativo e acessar o “fale conosco” e cadastrar seus dados gratuitamente.
Segundo o superintendente estadual de turismo, Gerson Zanato, as empresas de todo o Estado que estão registrados no Cadastur participaram de um chamamento público. O sorteio das empresas acontece semanalmente, toda sexta-feira. “Somente no Cadastur estão cadastrados mais de 550 empresas e pequenos negócios do trade turístico espalhados por toda a Rondônia”, comentou.
Aplicativo
O aplicativo “Turismo Rondônia” pode ser baixado pelo Play Store. É através dele que o turista terá resposta para qualquer pergunta relativa ao turismo no estado de Rondônia.
No item ‘Gastronomia’, por exemplo, o usuário fica sabendo os endereços dos restaurantes de cada cidade de Rondônia, desde que seus proprietários sejam cadastrados. Há ainda itens como “parques”, agência de viagem, hospedagem e até locais onde é possível a prática da pesca esportiva.
O presidente do Secovi, Abrão Viana, disse que a iniciativa do governador, Daniel Pereira, deve ser ressaltada. “Políticas púbicas governamentais para o turismo é algo que, infelizmente, não são costumeiras em Rondônia. O CAT e o aplicativo vão encurtar caminhos e mostrar nossas potencialidades turísticas para todo o Mundo. Está se criando neste momento uma cultura turística que poderá trazer ganhos econômicos significativos para o Estado”, ressaltou o representante da Fecomércio-RO.
O presidente do Sidiber, Cláudio Hikague disse que o aplicativo será uma ferramenta vital no desenvolvimento do turismo ao citar o projeto Porto Velho Fishing, que pretende transformar a cidade na capital nacional da pesca. “Divulgação é tudo. Temos um projeto pronto, inúmeros locais de pesca e fartura de peixe. Precisamos levar isso para o Brasil e o Mundo e trazer o turista para Porto Velho”, disse o empresário ao parabenizar o Governo do Estado pela criação do CAT.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!