A partir desta semana, 100% da frota do estado de Rondônia tem registro fotográfico junto ao Detran, através Detran NET.
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na segunda-feira, 23, o Departamento Estadual de Trânsito e a Associação das empresas vistoriadoras do estado de Rondônia (Assovis-RO), inauguraram o Detran NET.
A partir do momento em que o sistema entre vistoriadoras e Detran foi interligado, o órgão estadual tem acesso à todas as mais de 14 fotografias realizadas durante a perícia.
Antes, os registros fotográficos ficavam apenas no sistema das empresas vistoriadoras e, para acessá-las, o Detran precisava identificar qual das mais de 50 lojas realizou o serviço e solicitar os arquivos.
Outro avanço que agiliza o processo, tanto para o Detran, quanto para o usuário dos serviços, é o fim do chamado re-trabalho. Onde, após feita a vistoria no veículo, o cidadão recebia um documento que era levado ao Detran, para que o servidor lançasse no sistema.
A partir dessa semana, todas as informações são simultaneamente compartilhadas com o órgão estadual, precisando apenas que o proprietário leve um protocolo contendo dados do veículo vistoriado, o que desburocratiza o processo, diminuindo o tempo no atendimento ao cliente e evitando possíveis falhas na hora de preencher os dados que são inseridos no sistema na hora da digitação.
Há também um ganho ambiental, pois os laudos não serão mais impressos, evitando que grande quantidade de folhas de papel sejam gastas.
"Todo o trabalho é feito por um Robô, que interliga todas as vistoriadoras ao sistema do Detran. É um avanço considerável", comemorou Gabriel Vit, presidente da Assovis-RO.
“ Com essa integração, iremos desburocratizar e agilizar o processo, dificilmente ocorrerá fraudes, pois todos laudos são monitorados E fiscalizados pelo Detran”. Salientou Acássio Figueira, diretor geral do Detran.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!