As patologias mistas diagnosticadas na paciente foram: Demência senil, hipertensão arterial, depressão, esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.
Médico Artur Jorge / Foto: Assessoria Astir
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O médico Artur Jorge, que atende todas as sextas-feiras, manhã e tarde, no ambulatório da Astir explica o que são patologias mistas, ou seja, o diagnóstico das doenças em um paciente.
De acordo com o médico, o qual é especialista em geriatria e medicina do esporte, uma paciente com idade superior a 80 anos apresentou histórias de esquecimento, depressão, transtorno do humor, esquizofrenia e hipertensão arterial.
Ainda de acordo com Artur para fechar o diagnóstico e fazer a prescrição médica é necessário uma serie de exames complementares como ressonância magnética do cérebro, hemograma completo o que inclui lipidograma, TGO, TGP, uréia, creatinina, entre outros e ainda exame clinico, fezes e urina.
As patologias mistas diagnosticadas na paciente foram: Demência senil, hipertensão arterial, depressão, esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar. Fechado o diagnostico o tratamento medicamentoso é iniciado.
ATENÇÃO: O médico ALERTA que a automedicação pode trazer riscos irreversíveis a saúde de qualquer paciente, pois apenas o médico é o profissional abalizado para receitar fármacos, principalmente os controlados, porém todo e qualquer medicamento usado sem controle pode causar um descontrole no padecente, disse Artur.
Patologias mistas nesse caso em tela:
Demência senil: Demência senil é caracterizada por uma perda progressiva e irreversível das funções intelectuais, como alteração de memória, raciocínio e linguagem, perda da capacidade de realizar movimentos e de reconhecer ou identificar objetos. Todos esses sintomas irão interferir nas atividades profissionais e sociais da vida diária do indivíduo, ocorrendo com mais freqüência a partir dos 65 anos de idade.
Hipertensão arterial: A hipertensão arterial, também conhecida popularmente como pressão alta, é considerada como uma doença silenciosa por, muitas vezes, não manifestar os sintomas e atrasar, assim, o diagnóstico por parte do médico. A doença se dá quando a pressão arterial do paciente, maior de 18 anos, é superior a 140 x 90 mmHg (milímetro por mercúrio) – ou 14 por 9.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBS), estima-se que 25% da população brasileira sofram de hipertensão, sendo que em pessoas com mais de 60 anos de idade a porcentagem sobe para mais de 50%.
Além disso, a doença também é a causadora de:
Depressão: Sentir-se triste em momentos específicos da vida é normal, como após a morte de um ente querido. Porém, algumas pessoas vivenciam esse sentimento de forma muito intensa e por períodos muito longos, que podem não ser apenas dias, mas sim meses e até mesmo anos. O ponto chave da questão é: essas pessoas nem sempre tem um motivo aparente para se sentirem assim.
Fisiologicamente, a depressão é um desequilíbrio no cérebro. Mas, ao contrário de outras doenças, ela não pode ser curada apenas com medicamentos, já que ela é uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, sua qualidade de vida, seus relacionamentos e sua maneira de enfrentar o mundo, podem ser os gatilhos para a depressão aparecer.
Esquizofrenia: A esquizofrenia é uma desestruturação psíquica que faz com que a pessoa perca a noção da realidade e não consiga mais diferenciar o real do imaginário. É um dos principais transtornos mentais de que se tem conhecimento.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o paciente esquizofrênico não é extremamente perigoso, assim como também não possui dupla personalidade. Esses equívocos são comuns pela falta de informação da população perante a doença.
Transtorno afetivo bipolar:
O Transtorno Afetivo Bipolar, também conhecido como transtorno bipolar ou depressão maníaca, é uma doença mental grave caracterizada por alterações extremas do humor, configurando episódios de mania e depressão. No contexto psiquiátrico, mania significa um estado de humor exaltado, no qual a pessoa se sente muito bem independente do que acontece ao seu redor.
As oscilações de humor são comuns em nossas vidas e, em geral, não caracterizam uma condição psiquiátrica. O que diferencia as pessoas bipolares é que essas oscilações são mais intensas, duram mais tempo e são capazes de afetar padrões de sono e energia, assim como desestabilizar a estrutura familiar e as diversas relações dos pacientes. Além disso, enquanto a maior parte das pessoas experienciam mudanças no humor devido a acontecimentos em suas vidas, as oscilações dos pacientes bipolares ocorrem sem motivo aparente.
O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota comunica os associados que de segunda às sextas-feiras profissionais médicos clínicos geral e especialistas atendem no ambulatório, para maior conforto do associado e em caso de dúvida ligue para 3217 2228 ou 9 9285-6131, celular funcional, operadora Claro. Em caso de urgência e emergência o associado deve ser encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) que atende 24 horas, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem padrão, Hospital Tiradentes, outros profissionais de saúde de sobreaviso, laboratório de análises clínicas, raios-x, ambulância, carro de apoio, entre outros, finalizou Alan Mota.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!