Grupo desenvolveu projeto de placas térmicas para famílias carentes
Foto: Assessoria - ULBRA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Alunos do curso de Engenharia de Produção do Instituto Luterano de Ensino Superior – Iles Ulbra Porto Velho divulgaram a criação de um ponto de coleta na instituição a fim de engajar a comunidade acadêmica e ampliar a doação de embalagens tetra pak (http://www.ulbra.br/porto-velho/imprensa/noticia/24872/alunos-da-ulbra-desenvolvem-projeto-de-placas-termicas-de-caixas-de-leite) para contribuir com o desenvolvimento do projeto sustentável de destinação adequada das caixas.
O projeto consiste em reutilizar as embalagens de forma correta e sustentável, permitindo que o que seria dado como lixo seja transformado em revestimento. Para uma das alunas envolvidas no programa, Vera Almeida, a criação da manta é uma exclusividade dos alunos de Rondônia. “Buscamos conscientizar a população sobre a destinação correta do produto e a possibilidade de reciclar aquilo que é extremamente valioso para outras pessoas. Muitas caixinhas reunidas permitem a redução da temperatura interna da residência, evitam a entrada de animais peçonhentos e ainda contribuímos para a preservação do meio ambiente. Todos os alunos que estão envolvidos não sinalizam nenhuma pretensão de ganho financeiro com esse projeto. Queremos que a ideia seja amplamente divulgada, para que várias pessoas possam ser beneficiadas pela ideia e para isso, criamos o núcleo de Porto Velho da ONG Engenheiros Sem Fronteira”, descreveu.
O núcleo de Porto Velho da ONG Engenheiros Sem Fronteira é o primeiro da região Norte a fazer parte da organização não-governamental e visa desenvolver projetos de engenharia com finalidade social com a pretensão de entregar uma unidade por semestre. “O objetivo social é atender comunidades carentes que não tenham condições de morar com qualidade de vida. Pretendemos atender tanto residências na área rural como na urbana de Porto Velho e posteriormente, ampliar para outras localidades. Na segunda unidade estamos projetando também a entrega de uma horta sustentável. É uma forma de aplicar nosso aprendizado sobre sustentabilidade”, afirmou Jeorge Sodré, aluno sexto período de Engenharia de Produção da Ulbra.
O projeto de extensão tem a coordenação do mestre e professor José Geraldo da Silva e segundo os alunos, todos os núcleos do Brasil estão buscando referências no núcleo de Porto Velho para implantar em outras unidades do país.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!