DIREITOS DO CONSUMIDOR: MP se reúne com representantes de supermercados e postos de combustíveis

O Ministério Público de Rondônia vem coordenando reuniões com representantes de supermercados, postos de combustíveis, Procon, Delegacia do Consumidor, Agência Nacional do Petróleo e Sindpetro/RO, para acompanhar a situação do abastecimento em Porto Velho

DIREITOS DO CONSUMIDOR:  MP se reúne com representantes de supermercados e postos de combustíveis

Foto: Ascom - MP/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o objetivo de assegurar os direitos do consumidor, no cenário estabelecido pela greve nacional dos caminhoneiros, o Ministério Público de Rondônia vem coordenando reuniões com representantes de supermercados, postos de combustíveis, Procon, Delegacia do Consumidor, Agência Nacional do Petróleo e Sindpetro/RO, para acompanhar a situação do abastecimento em Porto Velho e, ainda, advertir para a não realização de aumentos abusivos de preços.



Nesta quarta-feira (30/05), a Promotora de Justiça do Consumidor, Daniela Nicolai de Oliveira Lima, conversou com representantes de postos de combustíveis, distribuidoras, órgãos reguladores e sindicatos, para traçar o panorama da oferta de combustíveis na Capital, bem como apurar o reflexo das recentes medidas adotadas pelo Governo para o consumidor final.



Na última terça (29/05), também foi realizada uma reunião com integrantes do segmento de supermercados. Na ocasião, foi autorizada a definição de limites quantitativos para vendas de produtos, por cliente, em Porto Velho. 



No encontro, a Promotora de Justiça esclareceu que, embora o artigo 39, I e II, do Código de Defesa do Consumidor, vede a limitação de quantidades de produtos a serem adquiridos por consumidor, em razão da greve, o comércio fica autorizado a realizar limitação de produtos, para o consumidor, a fim de atender o maior número de pessoas.



Durante a reunião, a Promotora de Justiça pediu bom senso aos representantes de supermercados e demais estabelecimentos da Capital, no sentido de que não pratiquem o aumento abusivo de preços de produtos. Também ressaltou que eventuais violações poderão ser enquadradas na legislação vigente, notadamente, no artigo 36, da Lei nº 12.529/2011; artigo 4º, da Lei nº 8.137/90 e, ainda, artigo 3º, da Lei nº 1.521/51. 



A Promotora destacou que o Procon seguirá realizando diligências no comércio, inclusive, durante o processo de normalização do abastecimento.



Realizadas no edifício-sede do MP/RO, as reuniões tiveram a presença dos Delegados do Consumidor, Raimundo Mendes Filho e Noelle Caroline Xavier; do Gerente-Geral do Procon/RO, Rui Rodrigues, do representante da Agência Nacional de Petróleo, Leônidas Araújo, além de representantes da classe empresarial.
 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS