Brasil registrou 19,5 mil casamentos homoafetivos entre 2013 e 2016

A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (11) pelo Conselho Nacional de Justiça com base em dados coletados pelo IBGE desde 2013

Brasil registrou 19,5 mil casamentos homoafetivos entre 2013 e 2016

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao menos 19,5 mil casamentos homoafetivos foram celebrados no Brasil entre 2013 e 2016.

 

A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (11) pelo Conselho Nacional de Justiça com base em dados coletados pelo IBGE desde 2013, quando foi publicada a resolução do CNJ com regras para que os cartórios de todo o país registrassem essas uniões.

 

O balanço para o ano de 2017 deve ser divulgado em outubro e segundo Klívia Oliveira, gerente da pesquisa, contagens preliminares indicam que a média de cinco mil casamentos homoafetivos ao ano deve se manter. O número corresponde a 0,4 % de todos os casamentos registrados anualmente no Brasil desde 2014.

 

Para o Judiciário brasileiro, casamento e união estável são diferentes. A pesquisa divulgada nesta sexta (11) menciona que o Censo do IBGE de 2010 calculou 60 mil uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo. Este número só vai ser atualizado com o Censo de 2020.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união estável de pessoas do mesmo sexo, desde 2011.

 

A resolução do CNJ de 2013 permitiu a conversão destas uniões estáveis em casamento e a celebração de casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS