Justiça da Colômbia pede que governo proteja a Amazônia do desmatamento

A decisão foi tomada após a avaliação de uma ação de tutela apresentada por 25 crianças, apoiadas pelo Centro de Estudos Judiciais

Justiça da Colômbia pede que governo proteja a Amazônia do desmatamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Corte Suprema de Justiça da Colômbia ordenou que os governos federal e regionais do país adotem um plano de ação de longo prazo para proteger a Amazônia do desmatamento.

 

A decisão foi tomada após a avaliação de uma ação de tutela apresentada por 25 crianças, apoiadas pelo Centro de Estudos Judiciais. A Corte Suprema afirma que o governo não enfrentou o "alarmante" desmatamento no país, que cresceu 44% entre 2015 e 2016, passando de 56.972 para 70.074 hectares.

 

A Justiça colombiana também determinou que o governo elabore o Pacto Intergeracional pela Vida da Amazônia Colombiana (Pivac) para reduzir o desmatamento e os gases de efeito estufa. E ordenou que elementos de preservação do meio ambiente também sejam incluídos nos planejamentos municipais de uso territorial.

 

Sobre os governos regionais, a Corte afirmou que as autoridades ambientais não estão cumprindo a função de avaliar, controlar e monitorar os recursos naturais. Os órgãos também falham em punir as violações de normas de proteção ambiental.

 

"O desmatamento ocorre em locais sob a tutela da Parques Nacionais Naturais da Colômbia (PNN). Departamentos como Amazona, Caquetá, Guaviare e Putumayo também descumprem suas funções de proteção ambiental. Municípios da área amazônica concentram altos níveis de desmatamento sem resistirem a essa situação", disse a decisão da Corte Suprema.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS