Primeira capacitação do Selo Unicef 2017-2020 acontece em Porto Velho

É um trabalho em conjunto, que se faz combatendo a violência, promovendo a educação e levando saúde”, resumiu.

Primeira capacitação do Selo Unicef 2017-2020 acontece em Porto Velho

Representantes de todo o Estado participam da capacitação / Foto: Secom

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Teve início nesta terça-feira, 3, a capacitação da 3ª edição Selo Unicef em Rondônia. A edição 2017/2020 teve a adesão de 100% dos municípios, sendo essa a segunda etapa do processo (a primeira é o interesse e a adesão das cidades). O trabalho segue até o dia 4 de abril e na abertura teve a presença do vice-governador Daniel Pereira; Anyoli Sababrea, representante do Selo no território amazônico; Camila Mendes Rocha, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho; Marcos Tessila, promotor de justiça; Luiz Eduardo Maiorquim, secretário adjunto de saúde; Márcio Félix, secretário adjunto de educação e Marionete Sana, secretária de assistência social e responsável pela certificação no estado.

 

No discurso de abertura, vice-governador parabenizou a iniciativa dos municípios em procurar pela adesão e a importância do trabalho em equipe para que a certificação total seja uma realidade. “Não é à toa que reunimos saúde, assistência social e educação. É um trabalho em conjunto, que se faz combatendo a violência, promovendo a educação e levando saúde”, resumiu.

 

“É grande a importância do início desse novo ciclo pra gente, da implantação do Selo Unicef, de garantir os direitos da criança e do adolescente. Várias ações são feitas no estado junto ao Ministério Público do Trabalho, secretarias de educação e saúde tanto no levantamento dos dados quanto na linha de frente do trabalho mesmo. É dessa forma que garantimos os direitos e a proteção de quem mais precisa de nós”, resumiu Marionete Sana, da Seas.

 

Vice-governador Daniel Pereira participou do evento

 

A certificação internacional é concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes nos estados que estão inseridos no programa. O recebimento dessa certificação reflete os esforços de municípios, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de crianças e adolescentes. Caso tenha 100% de aproveitamento, Rondônia será o quarto estado do país a ter todos os seus municípios certificados.

 

Neste primeiro ciclo de capacitação, a oficina irá tratar de como funciona o Selo Unicef, metodologia, resultados esperados dos municípios que já estão no programa, indicadores que serão monitorados e como será a avaliação dos municípios dentro do 1º Fórum Comunitário, etapa obrigatória.

 

No fim da edição os inscritos serão avaliados por indicadores quantitativos e qualitativos relacionados ao impacto social que o Selo proporcionou ao município, aliado a ações estratégicas e de políticas públicas.

 

Os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados ao impacto social que o Selo UNICEF proporcionou aos municípios com as ações estratégicas e de políticas públicas desenvolvidas.

 

Avanços da segunda edição 2012 – 2016 – Rondônia

 

Primeira infância – O acesso ao pré-natal aumentou em 17,7% entre os municípios inscritos no Selo em Rondônia. De 2011 a 2014, o percentual de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 53,6% para 63% nos municípios inscritos na iniciativa. No mesmo período, o percentual nos demais municípios do país aumentou 6,1%.

 

Educação – A distorção idade-série caiu em 9,2% entre os municípios inscritos no Selo em Rondônia. Esse indicador mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Ele passou de 42,4% para 38,5%. No mesmo período, o percentual dos demais municípios do país com exceção dos inscritos na Amazônia, a queda foi de 7,6%.

 

No estado de Rondônia, em 2014, 68% das escolas da rede pública municipal dos municípios inscritos atingiram ou ultrapassaram a meta do IDEB. Para os municípios reconhecidos, esse percentual subiu para 71,8% das escolas desses municípios que atingiram ou ultrapassaram a meta.

 

Registro civil – O percentual de crianças de até um ano de idade com registro civil, entre os municípios inscritos no Selo em Rondônia em 2014 chegou a 95,2%, enquanto para os municípios reconhecidos no mesmo período foi de 96,6%.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS