A homenagem aos colegas é uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Dia do Jornalista é dia 7 de abril, mas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) antecipa a comemoração. Pelo segundo ano, a instituição vai realizar evento de confraternização em homenagem aos profissionais da imprensa. O café da manhã acontece nesta sexta-feira, 6, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta os jornalistas como o elo mais importante na aldeia global. “É uma honra a oportunidade de celebrar a data de um dos mais importantes segmentos profissionais, que é o jornalismo, a quem devotamos profundo respeito.
Thomé lembra que não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. “São esses valores, exercidos com ética, transparência e imparcialidade, que possibilitam à sociedade brasileira tomar conhecimento de tudo que se passa no Brasil e no Mundo, por mais que se tente escamotear a verdade”, exultou.
O coordenador de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, destaca a homenagem aos colegas como uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.
Araújo ressalta o sucesso da primeira edição do Prêmio Fiero Paulo Queiroz de Jornalismo, instituído pela Fiero e realizado em setembro do ano passado. Nosso objetivo é ressaltar o trabalho ininterrupto do jornalista em contribuir com seu papel social, enfrentando desafios e adversidades todos os dias”, disse.
História
Desde 1808, época em que surgiu o primeiro jornal em língua portuguesa, o Correio Brasiliense, do jornalista Hipólito José da Costa, esta profissão desempenha um importante papel para a sociedade brasileira. O compromisso com a ética e a veracidade dos fatos é uma marca dos profissionais que acreditam na grande relevância de transmitir informação às pessoas, dando a elas à possibilidade de terem senso crítico e cultura.
O dia 07 de abril é a data oficial da profissão de jornalista, pois trata-se de uma homenagem criada pela Associação Brasileira de Imprensa a Giovanni Líbero Badaró. Ele foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 07 de abril. Em 1931, cem anos depois, a data passou a ser oficialmente “Dia do Jornalista”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!