Dia do Artesão movimenta Feira do Sol em Porto Velho

Ao todo, mais de cem artesãos estiveram reunidos para comemorar a data alusiva à categoria, numa festa que já se tornou tradição.

Dia do Artesão movimenta Feira do Sol em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Dia do Artesão foi comemorado no domingo 18.03 com um evento festivo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. Criado pela Lei 2419/2017, o Dia do Artesão tem como objetivo valorizar e divulgar o artesanato local. Ao todo, mais de cem artesãos estiveram reunidos para comemorar a data alusiva à categoria, numa festa que já se tornou tradição.

 

O evento, realizado pela Prefeitura, contou com vasta programação, envolvendo desfiles de peças artesanais apresentadas por seus criadores, Companhia Yaporanga com danças folclóricas, oficinas, apresentação de voz e violão, grupo de dança Watiku Mayakan, ato ecumênico, apresentação da escola de samba São João Batista, dança do ventre, quadrilha junina, dentre outros.

 

Atualmente, o artesanato possui na Feira do Sol, um importante ponto de representação do segmento, em Porto Velho. A feira está aberta ao público diariamente no Galpão da Madeira-Mamoré, com a exposição de inúmeros produtos artesanais fabricados que sobrevivem economicamente dessa atividade, inclusive, indígenas da região. 

 

A Feira do Sol/Aacesa é presidida pela artesã Eliane Borges. 

 

Ao parabenizar os artesãos pela data, o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, falou do empreendedorismo desses trabalhadores que divulgam diariamente a história e a cultura do Estado à população e aos turistas. “O trabalho do artesão leva Rondônia para o Mundo. São empreendedores que se especializaram em um ramo de negócio que lhes dá sustento e credibilidade”, comentou.

 

Raniery Coelho também parabenizou o prefeito Hildon Chaves e o secretário da Semdestur, Júlio Siqueira, que garantiram aos artesãos um local apropriado para o desenvolvimento de suas atividades, através da criação do Projeto Economia Solidária, que pretende dar condições para o desenvolvimento de atividades econômicas autossustentáveis e fomentar o empreendedorismo dos artesãos da Feira do Sol.

 

A Fecomércio-RO, através do Conselho Empresarial do Turismo do Estado e Rondônia, tem sido parceiro dos artesãos da Feira do Sol, mas também da Madeira-Mamoré, através da Associação dos Ferroviários. “São duas parcerias que tem gerado muita coisa boa para a cidade. Não há como falar em turismo em Rondônia se não falarmos em Madeira-Mamoré e no que ela tem a oferecer”, ressaltou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS