"Temos certeza que isto é inovador e Rondônia sai na frente”, disse Thomé.
Presidente da Fiero, Marcelo Thomé, vice-governador Daniel Pereira e governador Confúcio Moura na apresentação do Plano de Desenvolvimento Industrial / Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Constituindo importante ferramenta de planejamento que vai contribuir para o aumento da competitividade, o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), resultado da parceria do Sistema Fiero com o Governo do Estado em convênio com o Senai, foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 21, no salão de convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
À uma plateia formada por lideranças empresariais, governamentais, diretores e conselheiros da Fiero, o presidente Marcelo Thomé afirmou que o plano é um marco para o desenvolvimento do estado e vai oferecer informação estruturada ao empresário local e àqueles que enxergam Rondônia como potencial polo de investimento. “Precisamos estar preparados para atender estas demandas, que perpassa a capacitação de pessoal. Para isso, o Senai está preparado”, garantiu o líder empresarial.
A realização dos estudos é uma reivindicação da entidade empresarial há algum tempo, e, segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, “uma ideia acolhida pelo presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, é a de transformar este projeto em lei de diretriz industrial para Rondônia. O objetivo é que as próximas gestões tenham este documento como balizador da definição de políticas públicas. Temos certeza que isto é inovador e Rondônia sai na frente”, disse Thomé.
Presente ao ato de apresentação, o governador Confúcio Moura conceituou o plano de desenvolvimento industrial do estado, como instrumento que servirá de pesquisa para produção de riquezas a longo prazo. O chefe do Executivo defendeu a industrialização dos produtos regionais. O vice-governador Daniel Pereira ressaltou que o PDI servirá de exemplo para outras federações e todos os segmentos produtivos, principalmente pela gama de informações oferecidas. Pereira parabenizou a iniciativa da Fiero.
Diretor da empresa Macrologística Consultores, Olivier Girard, responsável pela coordenação da pesquisa, apresentou resumo do plano de desenvolvimento. Falou que o objetivo é consolidar eixos integrados de desenvolvimento do estado de Rondônia, integrando física e economicamente o Estado através da identificação e seleção de todos os eixos que favoreçam a inserção de Rondônia nas economias regional, nacional e mundial, criando instrumentos adequados para orientar o fortalecimento e a modernização da infraestrutura estadual com a participação da iniciativa privada.
O PDI está estruturado em seis pilares específicos divididas em módulos. Módulo 1: Micrologística de transporte, Módulo 2: Desenvolvimento industrial, Módulo 3: Matriz energética, Módulo 4: Telecomunicação e tecnologia de informação e Módulo 5: Capacitação do capital humano; Módulo 6: Segurança hídrica.
O presidente do Conselho de Representantes da Fiero, Chagas Neto, participou do evento e elogiou as ações do presidente Marcelo Thomé à frente da Fiero. Chagas destacou que Rondônia se encontra em pleno desenvolvimento econômico e social. “No entanto, é necessário que os investimentos a serem realizados nos próximos anos estejam alinhados com uma política de desenvolvimento baseado em planejamento de longo. Os 6 pilares do desenvolvimento estudados neste projeto serão fundamentais neste processo e possibilitarão à Rondônia atingir nível mais elevado de crescimento”, ponderou Chagas Neto.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!