MP discute sobre impactos da ocorrência de pirarucu no reservatório de usina

Essa nova ocorrência constitui uma ameaça às espécies de peixes nativas, já que o pirarucu é uma espécie topo da cadeia trófica (predador) e pode ocasionar impactos a outras espécies existentes na região.

MP discute sobre impactos da ocorrência de pirarucu no reservatório de usina

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, participou, no dia 9 de fevereiro, de uma reunião da Câmara Técnica de Ordenamento Pesqueiro, na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para discutir os impactos da ocorrência do peixe pirarucu nas localidades a montante da Cachoeira do Teotônio, no rio Madeira, onde anteriormente não havia registro dessa espécie. Essa nova ocorrência constitui uma ameaça às espécies de peixes nativas, já que o pirarucu é uma espécie topo da cadeia trófica (predador) e pode ocasionar impactos a outras espécies existentes na região.

 

A reunião contou com a presença do professor da Universidade Federal do Estado do Paraná e coordenador do Laboratório de Ecologia e Conservação do Departamento de Engenharia Ambiental do Setor de Tecnologia, Jean Ricardo Simões Vitule, que veio a Rondônia a convite daCoordenadora do Grupo de Trabalho Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, Promotora de Justiça Aidee Moser Torquato Luiz.

 

Também participou da reunião, a professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia, Carolina Rodrigues da Costa Doria, que abordou o cenário da distribuição do pirarucu no estado de Rondônia. Durante sua apresentação, ela levantou a hipótese de que o pirarucu que ocorre nessa área não é nativo do estado de Rondônia e é possível que sejam oriundos de cativeiro ou tenha vindo da Bolívia e Peru. Ressaltou ainda que a alteração do ambiente nos reservatórios pode ter favorecido tanto a proliferação, quanto o estabelecimento desses peixes nessas localidades.

 

Após a reunião, a Promotora de Justiça Aidee Moser Torquato Luiz acompanhou uma visita técnica na Vila Nova de Teotônio, com intuito de ouvir dos pescadores a situação atual de ocorrência do Pirarucu no reservatório e saber a opinião deles acerca das medidas que poderão ser tomadas, a exemplo de um plano de manejo ou a captura dos peixes independente desse plano.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS