Este seguimento terá à disposição, informações sobre o monitoramento e previsão de tempestades.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho deverá ganhar em 2018 um Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta Hidrometerológico, elaborado pelo Ministério da Defesa, de acordo com levantamento feito pelo Rondoniaovivo.
O sistema está sendo implantado atualmente em Belém (PA) e será replicado para outras cidades da região Amazônica como Santarém (PA), Macapá (AP) e São Luís (MA).
O sistema fornecerá informações hidrometeorológicas para a Amazônia com intuito de monitorar e prever diariamente as condições dos rios e a ocorrência de tempestades severas que possam ocasionar alagamentos e inundações nas áreas urbanas, como a grande enchente do Madeira, em 2014.
Outra área que será beneficiada é o da navegação fluvial, tanto aquela destinada à mobilidade humana, como de transporte de cargas. Este seguimento terá à disposição, informações sobre o monitoramento e previsão de tempestades severas nas áreas de grande navegabilidade, áreas essas, em que esses eventos potencializam as condições agitadas dos rios podendo ocasionar desastres de grandes consequências. (Com informações do COnsipam/Ministério da Defesa
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!