O governador Confúcio Moura ouviu explanação feita pelos representantes.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os projetos em andamento nas 10 Unidades Avançadas de Planejamento e Gestão Regionais do governo estadual revelam o alinhamento com desenvolvimento na medida em que produzem meios para que as famílias rondonienses tenham melhor qualidade de vida. Foi esta a conclusão da reunião que avaliou, sexta-feira (8), e Ariquemes o quadro de atividades das regionais.
O governador Confúcio Moura ouviu explanação feita pelos representantes das Unidades Avançadas, que também são conhecidas como secretariais regionais. Ele elogiou o empenho de todos e indicou que a eventual falta de recursos para a concretização de determinados projetos exige soluções que estão disponíveis.
“Há dinheiro disponível nos fundos públicos e precisam ser utilizados. Eles servem para atender demandas de interesse popular”, recomendou Confúcio, para quem a gestão das unidades deve buscar também criatividade para ampliar a eficácia.
Entre os projetos apresentados está o Sou Conectado, da Unidade Unidade Regional Perola do Mamoré, que inclui Guajará-Mirim e Nova Mamoré, que vai tirar do isolamento as populações ribeirinhas e indígena através da internet e telefonia móvel.
A meta é utilizar células de comunicação instaladas em torres espalhadas pela região. O processo licitatório foi concluído e a empresa vencedora tem prazo de 30 dias para instalar os equipamentos.
Genilda Flores da Silva, a representantes da unidade, explica que o sistema vai contemplar comunidades isoladas do Vale do Guaporé. “Com a comunicação as populações terão mais informação, cultura e progresso’, defende ela.
Como participou da criação do projeto, Genilda explica que a iniciativa partiu da administração estadual e que o governador Confúcio Moura atuou diretamente para ajudar a superar diversos obstáculos, pois operadoras tradicionais não quiseram investir no projeto.
CLONAL
Outros projetos também revelaram a eficácia e o alcance social das empreitadas. A difusão do café clonal na região de Jaru, por exemplo, mostrou como a tecnologia oferecida a pequenos produtores abre perspectivas otimistas.
Diversos produtores familiares testemunharam, em vídeo, o quanto foram beneficiados com o projeto desenvolvido pela unidade da região.
Manoel Messias Pereira, do município de Machadinho do Oeste, agradeceu pelo apoio recebido e declarou que as informações recebidas transforram sua forma de trabalhar. “A tecnologia mostrou que é possível melhorar. Também aprendi que posso investir mais e com segurança de tiver a informação correta”, disse ele.
Algumas das unidades regionais ainda precisam de apoio, admitiu o secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga. Outras, se mantêm com a estrutura disponível. Em comum, todas carecem de, pelo menos, um administrador e um economista. Ele também orientou para que sejam utilizadas mão de obra de apenados e estagiários.
A constatação de que o trabalho realizado está contribuindo para a melhoria de vida das famílias emocionou o coordenador das Unidades Regionais, Natan Oliveira Costa. Depois de observar os números de pessoas contempladas pelos projetos em áreas que vão da assistência no campo à segurança nas escolas, passando pelo incentivo ao turismo.
Segundo Natan, as articulações para dar dignidade às pessoas em situação vulnerável estão produzindo o efeito que o estado precisa.
“Um atrás tínhamos muitos sonhos e muito por fazer. Mas fomos orientados sobre os novos caminhos que precisavam ser trilhados e conseguimos realizar mais”, desabafou ele ao final do encontro.
CRIATIVIDADE
A representações do governo estadual são a presença do estado junto ao povo e o atendimento às demandas exige iniciativas locais, disse o governador Confúcio Moura ao encerrar a reunião.
Confúcio também insistiu que as carências devem ser supridas com criatividade, com soluções pontuais.
Ele concluiu dizendo que agindo assim o governo conseguiu fazer muito em plena crise econômica que afeta todo o país. “Temos muitas obras para entregar. Algumas são obras caras. E fizemos tudo isto superando as adversidades econômicas”, finalizou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!