A obra foi realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O que era pra ser uma obra de contenção de gradeamento que delimitaria o acesso de marginais e usuários de drogas no Complexo Ferroviário da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, continua inacabada após 11 meses do início de sua implantação ao redor do patrimônio tombado.
A obra foi realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a A iniciativa veio de uma deliberação do Ministério Público Federal (MPF) que visa facilitar a preservação do Patrimônio Histórico cultural e definir os horários de funcionamento.
Na gestão passada do ex-prefeito Mauro Nazif, o porta voz da Funcultural na época era Flammareon Jackson Farias Cruz, segundo ele em entrevista concedida à imprensa no dia 25 de abril de 2016, o cercamento iniciaria na Avenida Farquar, próximo ao anfiteatro e seguiria até o Bairro do Cai N’Água, região histórica e central da Capital Porto Velho-RO.
No último dia 26 de janeiro deste ano, a Associação dos Ferroviários da Madeira Mamoré, representado pelo presidente José Bispo de Morais e o vice-presidente Carioca, protocolou ofício solicitando o complemento das grades que ficaram faltando serem colocadas pelo IPHAN - o cercamento deveria passar pela Vila dos Ferroviários e do Cai N’água dando segurança ao complexo ferroviario.
O Ministerio da Cultura, em Brasilia, atendeu o pedido da associaçao dos ferroviarios em que solicita celeridade relativa ao tombamento e a segurança do patrimonio da estrada de ferro Madeira-Mamoré, informamos que foi realizada a abertura do processo de tombamento de numero 1819-t-,conforme portaria n.11/86 Carioca fala que nossa missao junto com a prefeitura atraves do prefeito hildon chave numa reuniao no mpf e tambem resgata este patrimonio construido na amazonia legal e a luta continua em defesa da efmm.
O Decreto n.º 13.694, de 17 de Novembro de 2014, estabelece que a responsabilidade da administração do Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é da prefeitura de Porto Velho, para estabelecer as diretrizes de uso do espaço público do ponto turístico, elaborar regimentos, organizar, executar os procedimentos administrativos e guarda o patrimônio tombado; nas formas de permissão de uso e convênios. Segundo o decreto o horário de funcionamento do local deve ser de 8h às 00h.
AUTOR DO TEXTO: GEORGE TELLES
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!