O presidente da República, Michel Temer, esteve na manhã desta quinta-feira 23.11, em Porto Velho (RO), onde inaugurou as novas instalações do Hospital do Câncer da Amazônia e assinou a ordem do serviço para a construção dos ELO`S do aeroporto internacional de Porto Velho. A obra é no valor de seis milhões.
Acompanhado dos oito deputados federais e três senadores da bancada federal de Rondônia, além do governador Confúcio Moura, do prefeito da cidade, Hildon Chaves, e do presidente da Câmara Municipal, Maurício Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho. Temer, falou do seu trabalho na Presidência e destacou o trabalho de Henrique Prata à frente da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do hospital.
Durante a cerimônia, também foi entregue uma portaria ao presidente da República autorizando a o funcionamento do Hospital do Amor Amazônia como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (Unacon). A unidade é uma das mais avançadas em termos de instalação e tecnologia, um exemplo de modernidade no setor oncológico na região Norte, Nordeste e Centro-oeste.
Segundo o presidente da Fecomércio-RO Raniery Coelho, os dois empreendimentos precisam ser ressaltados, um pelo lado social e outro pela questão econômica. “O Hospital além de dar um tratamento adequado à família rondoniense também vai gerar emprego e renda. Já a construção dos elos do aeroporto é um passo importante para a modernização do nosso aeródromo e sua internacionalização”, comentou.
Raniery também destacou a ajuda financeira que o presidente Temer deu aos municípios brasileiros que estão com dificuldade em fechar suas contas do exercício 2017. O Governo Federal liberou R$ 2 bilhões aos municípios. “É um valor que terá impacto significativo na economia. Em Rondônia, por exemplo, sabemos da realidade de alguns municípios. De qualquer forma, é um motivo a mais projetar um final de ano mais positivo para a economia e para as vendas no comércio”, ressaltou.
Após a solenidade de inauguração do Hospital do Câncer da Amazônia, a Infraero realizou uma solenidade para a assinatura da ordem de serviço para início das obras ao representante da EBSA, Jônatas Rizzo Oliveira, que venceu a licitação para a construção do ELO. Questionado pelo conselheiro da Fecomércio-RO, Abraão Viana, o empresário disse que a partir da próxima semana começa a análise do projeto básico da obra. Ele acredita que a obra esteja concluída antes do prazo previsto de 270 dias.
Dessa solenidade participaram os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol, além do Diretor de Operações da Infraero, Márcio Jordão, além de representantes da Fecomércio-RO e Fiero. Durante a solenidade Márcio Jordão destacou o trabalho da deputada federal Marinha Raupp que vem há vários anos percorrendo o Ministério do Transportes em busca das soluções para o aeroporto internacional de Porto Velho, como também, o apoio e parceria da Fecomércio diante de bandeiras tão importante para o desenvolvimento do turismo e da economia do estado.
ELO – Equipamento de Ligação Operacional, é um conector projetado para fazer a interligação ao nível do solo entre salas de embarque e desembarque e aeronaves, permitindo que os passageiros, transitem ao mesmo tempo, com conforto, segurança e acessibilidade, ao entrar ou sair dos aviões. A instalação desse equipamento tem sido uma das bandeiras defendidas pela Fecomércio-RO.
No ano passado, a deputada Marinha e o senador Valdir Raupp intermediaram uma reunião no Ministério dos Transportes entre representantes da Federação e o ministro Maurício Quintela, onde foi apresentada a necessidade de construção dos Elo´s e o alfandegamento do aeroporto. Na semana passada, a Presidência da Fiero e da Fecomércio-RO enviaram uma carta conjunta ao presidente Temer, pedindo agilidade na liberação da ordem de serviço, no que foram prontamente atendidos.