Os remédios que estavam em falta são destinados aos pacientes que sofrem pressão alta.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um carregamento com um milhão de compridos de captopril chegou na ultima terça-feira (14) no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A medicação já está sendo distribuída a todas as 61 Unidades Básicas de Saúde. O captopril é usado para o tratamento da hipertensão arterial.
Na central de abastecimento a equipe do departamento de assistência farmacêutica fez toda a conferência de lote, validade, marca e quantidade de medicação. “Como é um remédio que estava em falta, a distribuição é imediata obedecendo toda a logística. A zona urbana recebe primeiro e em seguida os distritos e baixo madeira”, informou a diretora do departamento, Lígia Arruda.
O captopril faz parte da medicação dos pacientes do programa hiperdia, que faz o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS.
“Começamos a solucionar um dos problemas sérios que temos de abastecimento. Então a atenção básica está começando a se recuperar e estamos resgatando, o atendimento na rede básica. Nós vamos atender com essa medicação grande parte das reclamações da população”, disse o secretário de saúde, Orlando Ramires.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!