Rondônia tem dois vencedores regionais no Prêmio Itaú-Unicef

Desde 1995, já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

Rondônia tem dois vencedores regionais no Prêmio Itaú-Unicef

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foram conhecidas as parcerias premiadas na 12ª edição do Prêmio Itaú-Unicef das regiões Norte e Centro-Oeste na última sexta-feira, 27. O objetivo é reconhecer e estimular as parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSC) e escolas públicas no desenvolvimento de ações socioeducativas que ampliem tempos, espaços e conteúdo de aprendizagem para crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 18 anos. Desde 1995, já recebeu mais de 17 mil inscrições, premiando iniciativas em 1.752 cidades.

Nesta fase, serão reconhecidas 32 parcerias, selecionadas entre as 96 finalistas divulgadas na etapa anterior. Em cada regional são premiadas quatro parcerias, de acordo com o porte orçamentário das organizações (micro, pequeno, médio e grande).

Por esse método, as organizações concorrem dentro de suas regionais com outras do mesmo perfil orçamentário. Como finalistas da etapa anterior, OSC e escola receberam R$ 10 mil cada uma. Agora, como regionais premiadas recebem mais R$ 20 mil cada.

“O Prêmio dá luz a boas práticas que são mobilizadoras e incentivam outras organizações a também desenvolverem ações socioeducativas com crianças e adolescentes. As parcerias entre OSCs e escolas públicas são muito importantes para a efetivação da educação integral. Por meio delas as crianças têm mais tempo de aprendizagem, circulam por espaços diferentes, acessam conteúdos e informações novas”, explica a coordenadora de Fomento da Fundação Itaú Social, Camila Feldberg.

Parcerias premiadas:

Grande porte - “Projeto Guaporé” realizado pelo Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz (ICEAL) e pela Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Auta de Souza, de Porto Velho. O Instituto Cultural e Educacional Espírita André Luiz (ICEAL) foi fundado em 1988 na comunidade de Cascalheira, em Porto Velho (RO). No início, o ICEAL atendia as famílias, desenvolvendo ações de proteção social e fortalecimento de vínculos.

Assim, o ICEAL procurou a Prefeitura e ofereceu seu espaço para a instalação de uma escola pública. Foi o que aconteceu a partir de 2006, quando a OSC cedeu 12 salas de aula para a nova unidade de educação infantil e ensino fundamental, até o 5º ano. Iniciava-se, assim, a parceria entre OSC e escola. Os 300 alunos do ensino fundamental frequentam as aulas em um dos períodos e as atividades do projeto no outro. As ações incluem oficinas de matemática, leitura e produção de textos, atividades lúdicas e estéticas. Entre estas, jogos, brincadeiras infantis, construção de brinquedos, capoeira, balé e artesanato.

Médio porte - “Projeto Sonho Meu” realizado pela Fundação JiCred e pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros, de Ji-Paraná. Boa parte das crianças que chegam ao projeto Sonho Meu, na periferia de Ji-Paraná, encontra-se em risco social: estão expostas a situações de abuso sexual, violência física, negligência ou acesso a drogas. Muitas apresentam um histórico de repetência, ou grande dificuldade de leitura e escrita. A maioria tem dificuldade de convívio social.

A OSC tem parceria com seis escolas da região, mas a Escola Municipal Parque dos Pioneiros é a mais próxima e com a qual a parceria é mais antiga. São 160 crianças de 6 a 12 anos e 38 adolescentes, entre 13 e 17 anos. Os participantes têm atividades de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. As atividades oferecidas são ginástica rítmica, futebol, basquete, leitura, música e informática. Os jogos didáticos estão presentes em todos os momentos. Brincando, as crianças e adolescentes descobrem, inventam, aprendem e adquirem raciocínio lógico.

O Prêmio

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Este ano tem como mote “Educação Integral: Parcerias em Construção”.

“O Prêmio ajuda a fortalecer organizações que transformam o território onde atuam e a vida de milhares de crianças e adolescentes em todas as regiões do País. Elas ampliam as oportunidades e contribuem para garantir o direito de aprender de algumas das crianças que mais precisam”, afirma a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Ao se inscrever, a OSC indica a escola com a qual trabalha e as ações socioeducativas que desenvolvem conjuntamente. As avaliações consideram o mérito das ações desenvolvidas e os aspectos de gestão para a sua sustentabilidade.

Os projetos inscritos passaram por análise preliminar e foram divididos em oito regionais: Belém (que inclui os estados da região Norte), Belo Horizonte (estado de Minas Gerais), Curitiba (estados do Sul), Goiânia (estados do Centro-Oeste e Distrito Federal), Recife (estados do Nordeste), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Ribeirão Preto (interior do estado de São Paulo) e São Paulo (região metropolitana e litoral de São Paulo).

Nesta edição, o Prêmio Itaú-Unicef recebeu 1.651 inscrições de todos os estados do país. “A diversidade e relevância das parcerias inscritas no Prêmio revelam projetos fundamentais para garantir o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Elas são muito inspiradoras para do trabalho conjunto entre escolas e organizações”, avalia a superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Mônica Franco.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS