A intenção do governo de Rondônia é fazer parceria em todos os 52 municípios.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A população dos municípios de Seringueiras e de Vale do Paraíso passa a contar, a partir desta sexta-feira, 13, com postos de identificação para emissão de carteira de identidade, projeto que está sendo desenvolvido pelo governo de Rondônia em parceria com as prefeituras.
Com mais estes dois postos, chegam a 24 os postos instalados em igual número de municípios. A entrega em Seringueiras, agora pela manhã, e Vale do Paraíso, a tarde, será feita pelo vice-governador Daniel Pereira, diretor da Polícia Civil, delegado Eliseu Muller e diretor do Instituto de Identificação Júlio Kasper.
Em Seringueiras o posto irá funcionar em um prédio anexo à Secretaria de Ação Social, na rua São Paulo, S/N. Em Vale do Paraíso o posto está instalado à rua Girassol, 4401, setor 1.
A instalação de postos para emissão de carteira de identidade tem possibilitado a redução no tempo de confecção e entrega do documento. A intenção do governo de Rondônia é fazer parceria em todos os 52 municípios, tirando das delegacias do interior essa tarefa.
Pelo termo de cooperação, o governo de Rondônia treina os funcionários das prefeituras – para cada posto estão sendo treinadas duas pessoas – e fornece os equipamentos necessários para o cadastro e coleta de informações. São máquina fotográfica digital, leitor óptico de digitais, modulo cenário para captura de imagens e módulo para acondicionamento e transporte desses instrumentos, além de fonte alimentação e licença de acesso ao software utilizado para cadastrar. O kit tem o custo de R$ 12 mil.
A cessão de funcionários e local, com computador e impressora, é competência das prefeituras. Os servidores assinam termo de responsabilidade para fazer esse trabalho. O prazo de vigência do termo de cooperação técnica é de 5 anos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!