Período de chuva causa preocupação devido lixões abertos

A chuva também aumenta o processo de contaminação do solo.

Período de chuva causa preocupação devido lixões abertos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Não é de hoje que os lixões tem sido a causa de muitos problemas gerados em muitas cidades brasileiras, e a exposição direta do lixo no meio ambiente tem sido a principal causa de doenças. Mas é no período chuvoso que o problema se agrava.

No norte do Brasil as chuvas começam geralmente entre os meses de outubro e março, motivo que traz grande preocupação por parte das autoridades em saúde, principalmente quando o assunto é a deposição incorreta do lixo produzido na cidade.

Apesar da coleta seletiva dos resíduos sólidos, uma parcela significativa da população acaba jogando o lixo em terrenos baldios, locais impróprios e ainda nos chamados “lixões “, apesar da proibição e da fiscalização vigente.

Durante o período de chuvas, e com o lixo depositado de forma incorreta em locais inapropriados acaba surgindo 2 inimigos perigosos, a proliferação de doenças e a contaminação desenfreada do solo e consequente do lenço freático.

É que expostos ao tempo, muitos objetos como lata, garrafas e pneus velhos acabam acumulando água da chuva, se tornando ambientes propícios para o aparecimento de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti “principal transmissor da dengue”, febre amarela urbana e outras patologias.

A chuva também aumenta o processo de contaminação do solo devido a umidade da terra, favorecendo de forma mais rápida o acesso do chorume ao lençol freático. O chorume é proveniente das reações e processos físicos, químicos e biológicos do lixo, juntamente com a água da chuva que se acumula no local.

A preocupação com os riscos de contaminação do lixo a céu aberto, trouxe há pouco mais de um ano em Cacoal a implantação do aterro sanitário municipal, projeto mantido pela empresa

“MFM SOLUÇÕES AMBIENTAIS “Além do município de Cacoal, as cidades de Vilhena e Ji- Paraná também dispõe de aterros sanitários, o que além da segurança quanto a saúde da população, traz também o compromisso com o futuro meio ambiente.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS