No evento serão discutidas as ações do Conselho da área da Política de Mulher e visa uma aproximação com a realidade das políticas de atendimento na área da Mulher com os Conselhos Municipais do Estado de Rondônia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM-RO, vem ao público informar que será realizada no município de Ariquemes – /Rondônia a Primeira Assembleia Descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM, sendo esse acontecimento o 1º fora da Capital de Rondônia.
No evento serão discutidas as ações do Conselho da área da Política de Mulher e visa uma aproximação com a realidade das políticas de atendimento na área da Mulher com os Conselhos Municipais do Estado de Rondônia. O evento vai acontecer no dia 22 de junho de 2017, aberto ao público no período da manhã a partir das 09h00min às 12h00min, com os Juizados da Vara de Violência Doméstica, Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher, Conselhos Municipais, Movimento Civil Organizado com trabalhos voltados para a Temática Mulher, Ministério Público, Defensores Públicos, Prefeituras, Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação e Saúde, Gestores e Orientadores Escolares, Protagonismo Juvenil – SPE (Saúde e Prevenção da Saúde do Educando), e posteriormente no período da tarde a partir das 13h30min, abrirá com uma reunião com os Conselhos Municipais, Movimento Civil Organizado com trabalhos voltados para a Temática Mulher, em seguida a realização da 5ª Reunião Ordinária.
Sobre os Conselhos
No contexto da luta pela redemocratização do País, nos anos 70 e 80, os movimentos sociais e jovens lideranças municipais criaram novas formas de participação popular na gestão das políticas públicas.
Uma dessas inovações foi à organização de conselhos integrados com representantes de entidades da sociedade civil e dos governos de forma paritária.
A Constituição de 1988 transformou essas inovações democráticas em parte de nosso ordenamento jurídico e consagrou a possibilidade de se governar mais próximo do povo por meio de mecanismos de participação direta.
Este e o espaço histórico, político e institucional onde germinou e floresceu a idéia de conselho como forma de deliberar e gerir políticas públicas.
A Lei de Nº 11.340/2006, mais conhecida como” Lei Maria da Penha” também é fruto desse processo de democratização do País, uma importante conquista da sociedade, que se mantém articulados entre si formando o Sistema de Atendimento e Garantia de Direitos.
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDM/RO, órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas de mulher em todo o Estado, criado pela Lei Nº 1114, De 06 de Agosto de 2002, D.O n 5040, de 08/08/2002 e DECRETO Nº 14.576, de 21 de Setembro de 2009; mas somente Implantado na Posse das Conselheiras no Dia 30 de Março de 2010 e é institucionalmente vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social. Revogada pela LEI de Nº 3.575 de 23 de junho de 2015, legislação em vigor. É composto por 12 Conselheiras e respectivas suplentes, representantes da sociedade civil organizada e órgãos governamentais.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!