Dos 52 municípios do estado, 14 ainda estão fora do pacto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Até a próxima quarta-feira (14), o Programa Saúde na Escola (PSE) deverá completar a adesão dos 52 municípios de Rondônia, conforme previu nesta quarta-feira (7) a Coordenação do programa da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). Dos 52 municípios do estado, 14 ainda estão fora do pacto.
Até o biênio 2014-2015, Rondônia totalizava 392 escolas no programa, com atuação de 194 equipes e 154,9 mil alunos atendidos em 35 municípios.
Agora, das 156 novas escolas com 41,4 mil alunos contemplados, 117 são prioritárias. Nelas estudam alunos de famílias inscritas no Programa Bolsa Família ou que cumprem medidas socioeducativas.
Essas escolas dispõem de 73 equipes de saúde e 15 creches têm 1.389 alunos matriculados.
“Nesta quinta-feira [8] vamos nos reunir com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho para reduzir a vulnerabilidade dos alunos”, disse Laís Reis, da coordenação do PSE.
Na capital, pelo menos 20 escolas municipais e 15 estaduais já aderiram, e a estimativa agora é que chegue a 36 o número de estabelecimentos estaduais.
Laís alertou prefeitos e secretários municipais de saúde, no sentido de buscarem entendimento para o bom funcionamento do programa. “Se houver mais vontade, com o estímulo da Sesau, poderemos subir degraus e conquistar o atendimento desejado”, apelou.
O PSE elegeu uma série de prioridades, entre as quais o NutriSUS. É por este motivo que os municípios precisam lançar um olhar mais profundo sobre os resultados, segundo Laís. “O NutriSUS consiste na adição direta de nutrientes à alimentação oferecida em creches às crianças de seis meses a três anos e 11 meses”.
Ao mesmo tempo, lembrou, a avaliação antropométrica do aluno possibilita a identificação de educandos com sinais de obesidade ou sobrepeso, desnutrição, deficiência física, e acompanhamento para a unidade básica de saúde de referência e/ou equipe de saúde de referência.
No ano passado, a coordenadora Maria Inês Alves Fernandes apelou a comerciantes, igrejas, conselhos tutelares, entidades diversas, para que participassem do debate e colaborassem no atendimento às crianças. “Solidariedade e parceria são sempre bem-vindas”, disse.
PRIORIDADES DO PSE
► Avaliação antropométrica
► Atualização do calendário vacinal
► Avaliações oftalmológica e auditiva
► Avaliação nutricional
► Avaliação da saúde bucal
► Avaliação psicossocial
► Distribuição de suplementos do NutriSUS [Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó]
► Detecção precoce de agravos de saúde negligenciados; detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica
MUNICÍPIOS QUE ADERIRAM
Campo Novo de Rondônia, Machadinho do Oeste e Nova Brasilândia só aderiram este ano. Os novos integrantes do pacto são os seguintes:
Alta Floresta do Oeste
36 escolas com 5.994 alunos
Alto Paraíso
10 escolas, 3.128 alunos
Campo Novo de Rondônia
6 escolas, 2.091 alunos
Costa Marques
10 escolas, 2.747 alunos
Machadinho do Oeste
25 escolas, 6.041 alunos
Mirante da Serra
6 escolas, 2.375 alunos
Nova Brasilândia do Oeste
10 escolas, 4.142 alunos
Novo Horizonte do Oeste
9 escolas, 2.245 alunos
Pimenta Bueno
10 escolas, 3.714 alunos
Pimenteiras do Oeste
3 escolas, 604 alunos
São Miguel do Guaporé
7 escolas, 2.347 alunos
Seringueiras
6 escolas, 2.489 alunos
Vale do Anari
6 escolas, 1.374 alunos
EM FASE DE CONCLUSÃO
Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru e Ji-Paraná
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!