O consórcio também agradece a compreensão da população e reforça que se empenhou na rápida solução para o fim do movimento grevista
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A predisposição ao diálogo do Consórcio SIM para a rápida solução do impasse que gerou a paralisação parcial dos trabalhadores do transporte coletivo de Porto Velho, ficou comprovada com o fim do movimento grevista, anunciado no final da tarde desta quinta-feira (27).
O indicativo para por fim ao movimento aconteceu após amplo diálogo em nova audiência na quarta-feira (26), que durou quase cinco horas de tratativas. Nesta segunda audiência, requerida pelo Consórcio SIM, foi apresentado aos trabalhadores, à Justiça do Trabalho e à Procuradoria do Trabalho do regional de Rondônia as reais condições da empresa e a proposta que o Consórcio SIM poderia absorver, de forma responsável sem comprometer o pagamento dos salários e benefícios de todos os seus colaboradores.
O SIM reforça que em todas as reuniões que antecederam a greve, usou da total transparência junto aos membros do Sitetuperon e deixou clara a impossibilidade da empresa em promover aumento de 19% aos trabalhadores, conforme era reivindicado, além da ampliação de valores dos demais benefícios, como ticket alimentação e auxílio saúde. Condição esta que ficou amplamente comprovante e justificada na Justiça do Trabalho.
O Consórcio SIM agradece todo o empenho do Judiciário Trabalhista e Procuradoria do Trabalho que não mediram esforços em atender, em regime de urgência, os pedidos de audiência para a solução do conflito, bem como agradece aos trabalhadores do sistema, que, cientes da realidade econômica da empresa, concordaram com a proposta apresentada e votaram pelo fim da greve, que durou quatro dias.
O Consórcio também agradece a compreensão da população de Porto Velho, que sofreu prejuízos com o movimento, mas reforça que as medidas que eram necessárias para evitar esta greve foram adotadas pela empresa, ao apresentar sua proposta ainda nas reuniões para a efetivação do Acordo Coletivo da Categoria, antes do anúncio do movimento grevista. Mesmo assim, com a greve iminente, recorreu a Justiça do Trabalho antecipadamente e conquistou a garantia de manutenção da circulação da frota em 70% para amenizar o sofrimento da população.
Neste cenário, entende o Consórcio SIM, que o acordo foi bom para ambas as partes, especialmente à população, que volta a ter o serviço restabelecido.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!