Emdur completa 37 anos de fundação

Emdur completa 37 anos de fundação

Emdur  completa 37 anos de fundação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR) completa 37 anos de fundação nesta segunda-feira 24.04, tendo sido criada pelo ex-prefeito Francisco Lopes de Paiva. A data foi lembrada pelo atual diretor-presidente da pasta, o advogado Juscelino Amaral, que fez questão de registrar alguns pontos importantes da única empresa que o município possui.
"É certamente uma empresa pública de alta relevância e não teria sobrevivido quase quatro décadas se não tivesse desenvolvido suas atribuições e cumprido metas. Foi certamente criada por pessoas de visão administrativa como é o caso do nosso ex-prefeito e engenheiro da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Sebastião Valladares, que participou ativamente de sua fundação", lembrou Juscelino.

CRIAÇÃO

A Empresa de Desenvolvimento Urbano do Município de Porto Velho – EMDUR, criada pela Lei Municipal nº 186, de 24 de abril de 1980, quando Rondônia ainda era um Território Federal. É uma é empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, regida por estatuto, e disposições do seu regimento interno, devidamente registrados na Junta Comercial do Estado de Rondônia, com certificado sob o nº 110363681.

OBJETIVOS

A concepção da EMDUR tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano em todos os seus aspectos, principalmente os de caráter social, econômico e de ordenamento do processo de ocupação urbana.

A EMDUR é gerida pelo Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, sendo que a Diretoria composta pelo Diretor Presidente, Diretor Administrativo e

Financeiro e Diretor Técnico, ocupam cargos em comissão nomeados através de ato pelo Prefeito do Município de Porto Velho, cabendo a esta em nível superior, o planejamento, a organização, a coordenação e o controle das atividades, de modo a permitir que esta atinja suas finalidades.

LEI

A lei municipal nº 186, de 24 de abril de 1980, que “Autoriza o Executivo Municipal a estruturar a Empresa de Desenvolvimento Urbano – EMDUR, no seu artigo 2º diz que ela possui jurisdição em todo o Território Federal de Rondônia, e possui finalidades de elaboração e construção da habitação de interesse social e tem poder de celebrar contratos e convênios com as demais Prefeituras do Território Federal.

Na época em que foi criada, esses foram os secretários que faziam parte da administração municipal: Haroldo Cristovam Teixeira Leite – Secretário de Planejamento, Sérgio Baffi – de Administração, Letácio Lucena Freitas – Fazenda, Sebastião Assef Valadares – Obras, Carlos Emiliano Gonçalves Stanislau Affonso – Serviços Públicos, José de Freitas Atallah – Saúde, Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado – Procurador Geral, Lourival Chagas da Silva Educação, ato seguinte o Prefeito Engenheiro.

O prefeito da época Francisco Paiva foi o autor do Decreto nº 1.200, de 13 de agosto de 1980, aprovando o Estatuto da EMDUR, lavrado no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Território Federal de Rondônia, nº 991, folhas 83, sob registro 952, fls. 98/100.

"Nestes 37 anos de fundação da EMDUR, gostaria de fazer um registro especial a um de seus fundadores que ainda ajuda a Prefeitura do Município com o seu vasto conhecimento e os relevantes serviços prestados a Porto Velho, que é o colega Engenheiro Civil Sebastião Valadares, conhecimento carinhosamente como Tião Valadares. Tião conhece cada palmo de esgoto e saneamento desta cidade e atualmente nos brinda com sua experiência ocupando a a pasta da administração do prefeito Hildon Chaves", disse Juscelino.

Ele destacou também a nova dinâmica de trabalho do prefeito Hildon Chaves que tem buscado melhorar a gestão de recursos, inclusive, o material humano da Prefeitura, citando, como exemplo, a recente reforma administrativa que diminui de 21 para 14 o número de secretarias. "Nessa reforma a Emdur passou a administrar o Fundo de Iluminação Pública, que tem financiado a manutenção e instalação de novos pontos de iluminação na capital e nos distritos da capital e tornando a empresa fabricante de artefatos como bloquetes e meio-fios para a construção de calçadas", finalizou.

Atualmente a empresa tem como Diretoria Executiva Juscelino Amaral -Diretor Presidente, Dalmar Garlet – Diretora Administrativa e Financeira e Edemilson Lemos – Diretor Técnico e mais 52 colaboradores nas mais diversas áreas de atuação da empresa.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS