A tenente Erika destacou que com o resultado obtido pela aluna, outros alunos do colégio se sentiram motivados a desenvolver pesquisas, o que melhora o desempenho escolar
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho, Débora Noemi de Souza Maia, representou o Estado de Rondônia na 15ª Mostra de Finalista da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) da Universidade Federal de São Paulo (USP), de 20 a 24 de março, quando foi premiada com uma bolsa de Iniciação Cientifica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). O prêmio foi em reconhecimento ao Projeto Reuso de Água do Banheiro, do grupo de Robótica do CTPM- Jacy, sob a orientação da diretora da escola, tenente Erika Josiani Ossuci.
Segundo a orientadora, a premiação é mais que merecida, considerando que Débora é uma aluna bastante aplicada e esforçada, e se empenhou para desenvolver o projeto. A tenente Erika destacou que com o resultado obtido pela aluna, outros alunos do colégio se sentiram motivados a desenvolver pesquisas, o que melhora o desempenho escolar, pois eles acabam desenvolvendo o hábito da leitura.
A diretora explicou que a pesquisa exige muito estudo para o desenvolvimento dos projetos, assim aprendem a organizar suas ideias, desenvolvendo autonomia no aprendizado. Todos eles têm por rotina fazer seus relatórios de pesquisa, estudar em grupo, discutir as ideias, e frequentam o laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para colocar em prática o projeto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!