A liberação do dinheiro, no entanto, só começou após o protesto dos trabalhadores em educação na agência da CEF na avenida Nações Unidas, em Porto Velho.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Caixa Econômica Federal iniciou hoje, 28/03, o pagamento do precatório referente à ação do salário mínimo dos Técnicos Educacionais do estado, movida pelo Sintero.
A liberação do dinheiro, no entanto, só começou após o protesto dos trabalhadores em educação na agência da CEF na avenida Nações Unidas, em Porto Velho.
Durante o protesto o gerente foi até o local conversar com os servidores. Ele explicou que a demora se deu em função dos trâmites bancários. O gerente disse que dos mais de 5.100 servidores com direito a receber o precatório, o Tribunal de Justiça enviou uma lista com 1.875 nomes. São os servidores que fizeram o recadastramento e informaram os dados bancários.
Desse total, aproximadamente 60 informaram número de conta da própria Caixa Econômica e tiveram o dinheiro depositado na mesma hora.
Os demais informaram número de conta e agência de outros bancos, a maioria do Banco do Brasil.
Para esses, segundo o gerente, a remessa já foi feita e o crédito em conta corrente deve ocorrer a partir das 09 horas da manhã desta quarta-feira, dia 29/03.
O responsável pelo pagamento informou que caso os dados bancários não estejam corretos ou haja alguma divergência, o a remessa volta para a CEF. Ele já havia identificado que pelo menos 5 servidores informaram número de conta bancária de terceiros para receber a ação. São conhecidas como “contas emprestadas”. Nesses casos o pagamento não será efetuado.
Após efetuada a remessa, o banco emite um relatório informando os depósitos que foram rejeitados por divergência nos dados bancários do servidor.
Esse relatório, segundo o gerente, será informado ao Tribunal de Justiça, que deverá determinar as providências a serem tomadas para o pagamento.
O Sintero orienta os Técnicos Educacionais estaduais que estão na ação e que informaram seus dados bancários, para que verifiquem seus extratos a partir das 09 horas da manhã desta quarta-feira. Caso o pagamento não esteja na conta, deverão procurar a agência da CEF na avenida Nações Unidas, ou o Sintero.
E caso a promessa de pagamento nesta quarta-feira não seja cumprida, o Sintero deverá convocar novos protestos na agência da CEF.
Os servidores que ainda não fizeram o recadastramento para informar os dados bancários deverão procurar o Sintero o mais breve possível.
O precatório totaliza aproximadamente R$ 33 milhões e beneficia mais e 5.100 servidores. São Técnicos Educacionais do estado (ex-servidores de apoio e ex-auxiliares da educação) contratados até o ano de 1995, e que recebiam vencimento básico abaixo do salário mínimo no período de 1994 a 1998.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!